Nair da Rosa integra a Seleção no Mundial de Londres

A catarinense Nair da Rosa (AABLU) foi convocada nesta sexta-feira (dia 28) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a equipe que representará o País no Campeonato Mundial de Londres, de 4 a 13 de agosto, na Grã-Bretanha. Ela foi convidada pela IAAF para disputar a prova dos 50 km marcha atlética, que estreia no programa da competição, por ter sido campeã da Copa Pan-Americana, realizada em maio, em Lima, no Peru.

A CBAt aceitou o convite porque a atleta brasileira ocupa a sétima colocação no Ranking Olímpico da IAAF, com a marca de 4:39:28, obtida na conquista da medalha de ouro em Lima. O resultado também é recorde sul-americano da especialidade.

Ex-maratonista, a catarinense de 37 anos conseguiu dois bons resultados na temporada. Antes de vencer a Copa Pan-Americana, ela havia se tornado a primeira campeã da prova na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, disputada em março, em Bragança Paulista (SP), quando bateu o recorde nacional, com 5:13:48.

No ano passado, ainda quando fazia os 20 km, a atleta treinada por Sergio Galdino conquistou a medalha de bronze na Copa Brasil Caixa, realizada no circuito olímpico, no Rio de Janeiro.

Delegação - Com as últimas alterações, a Seleção Brasileira tem agora 36 atletas na delegação que disputará o Mundial, sendo 20 na categoria masculina e 16 na feminina. Do grupo inicial de convocados, Thiago Braz (salto com vara) e Nubia Soares (salto triplo) pediram dispensa por contusões. Já a CBAt aceitou o convite da IAAF dos seguintes atletas que estão entre os 40 primeiros colocados no Ranking Olímpico Mundial: Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola (heptatlo), Paulo Sergio Oliveira (salto em distância) e Nair da Rosa (50 km marcha atlética). No dia da convocação, já haviam sido incluídos Eliane Martins (salto em distância) e Allan Wolski (lançamento do martelo).

Lesão sofrida no Troféu Brasil tira Thiago Braz do Mundial de Londres

Uma lesão na panturrilha durante o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, disputado em junho na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), tirou o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz da Silva, da disputa do Mundial de Londres. O Campeonato está marcado para este mês de agosto, do dia 4 ao 13, na capital britânica.

Além da contusão sofrida em São Bernardo, Thiago ainda machucou as costas na disputa da Liga Diamante. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o EC Pinheiros e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) mandaram uma fisioterapeuta para acompanhar o atleta, que está na Europa, onde mora na cidade italiana de Fórmia.

"Infelizmente a lesão não regrediu e o saltador e seu treinador (o ucraniano Vitaly Petrov) decidiram pedir dispensa da convocação", diz José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da CBAt. "Claro que ele fará falta ao Brasil, mas o mais importante, agora, é que ele busque sua plena recuperação", conclui Toninho Fernandes.

"Vamos focar em sua recuperação, para que possa estar na melhor forma e disputar o Mundial Indoor de 2018", explica Vitaly Petrov, que foi treinador dos recordistas mundiais da prova, Sergey Bubka, da Ucrânia, e Ielena Isinbayeva, da Rússia. "É triste ficar fora da disputa do Mundial", diz Thiago Braz. "Tentamos a recuperação a tempo, mas terei que adiar um dos meus grandes sonhos", completa o atleta.

NÚBIA SOARES PEDE DISPENSA

Nesta quinta-feira (dia 27), outra atleta pediu dispensa da Seleção Brasileira que vai ao Mundial de Londres. Trata-se da triplista Nubia Aparecida Soares (B3 Atletismo), que machucou o pé na Liga Diamante de Rabat, no Marrocos.

Segundo o treinador da atleta Aristides Junqueira, a saltadora teve uma inflamação do calcâneo e não estará em condições de se recuperar até o Mundial.

"É uma pena, a Nubia era uma esperança de boa colocação em Londres já que é uma das cinco melhores da prova no mundo na temporada na prova", diz Toninho Fernandes. Nubia saltou duas vezes 14,56 m no Troféu Brasil.

Seleção Brasileira ganha mais um atleta no Mundial de Londres

O paulista Paulo Sergio Oliveira (B3 Atletismo) foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Campeonato Mundial de Londres, que será disputado de 4 a 13 de agosto, na Grã-Bretanha. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (dia 27) após solicitação oficial da CBAt à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

De acordo com os critérios de convocação fixados pela entidade, Paulo Sergio estava habilitado a participar do Mundial ao conquistar a medalha de ouro no salto em distância no Sul-Americano de Assunção, no Paraguai, e estar entre os 40 primeiros colocados no Ranking Olímpico da IAAF, encerrado no dia 23 passado, que leva em conta três atletas por país. Ele ocupa o 34º lugar.

Aos 24 anos, Paulo Sergio, nascido na cidade de Buritama, disputa também o salto triplo. Tanto assim, que no Troféu Brasil Caixa 2017, realizado em junho, em São Bernardo do Campo (SP), conquistou ouro no salto em distância (7,77 m) e bronze no triplo (16,23 m). É treinado por Aristides Junqueira. 

A Confederação Brasileira de Atletismo definiu, também, a Comissão Técnica da Seleção para o Mundial.

Carlos Alberto Cavalheiro (CBAt) será o treinador-chefe. Os treinadores: Ricardo Antônio DAngelo (SP), José Antonio Rabaça (SP), Katsuhico Nakaya (SP), Tania Fernandes de Paula Moura (SP), Vania Maria Valentino da Silva (RJ), Evandro Cassiano de Lazari (SP), Edemar Alves dos Santos (SP), Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF), Julian Baloy Mejias Silva (SP), Justo Manuel Navarro Despaigne (CBAt), Vladimir Kevo (CBAt).

Com mais a convocação de Paulo Sergio, a delegação brasileira conta agora com 37 atletas para o Mundial de Londres, sendo 21 no masculino e 16 no feminino.