Velocista confirma boa fase em São Bernardo



Fonte: CBAt
Os velocistas brasileiros continuam obtendo bons resultados na temporada. Um deles é o carioca Jorge Henrique da Costa Vides (Pinheiros), que foi o destaque do Campeonato Paulista Caixa de Atletismo, disputado neste fim de semana no Centro Osvaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP).

Jorge Vides venceu os 100 m com 10.08 (vento de 0.3 m/s), melhorando em um centésimo de segundo o seu recorde pessoal, que havia estabelecido no mês passado, em Bragança Paulista (SP). Com o tempo, ele é o quinto colocado na lista permanente dos mais velozes da América do Sul.

Campeão ibero-americano dos 200 m em São Paulo, em 2014, e integrante da equipe 4x100 m sexta colocada nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Jorge Vides defenderá o Brasil no próximo fim de semana no Campeonato Ibero-Americano em Trujillo, no Peru, onde foi convocado para os 100 e o revezamento 4x100 m.

Em São Bernardo, Aldemir Gomes da Silva Junior (Pinheiros) foi o vice-campeão com 10.28, seguido de Antonio Cesar Rodrigues (Orcampi Unimed), com 10.32.

Nas finais femininas dos 100 e dos 200 m, boas apresentações de Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed). Ela ganhou as duas provas - que também disputará no Peru, com 11:13 (1.4) e 22.92 (-1.1), comprovando sua boa forma.

A carioca superou nos 100 m Rosangela Santos (Pinheiros) - recordista sul-americana 10.91 -, que marcou 11.34, e Franciela das Graças Krasucki (Pinheiros), terceira colocada com 11.38.

Nos 200 m, Vitória deixou Ana Carolina de Jesus Azevedo (Orcampi Unimed), com a medalha de prata, com 23.69, e Mirna Marques da Silva (Iema São Caetano), com o bronze, com 23.82.

Nas provas de campo, destaque para a dupla da Orcampi Unimed do salto com vara, Juliana de Menis Campos e Bruno Germano Spinelli, que venceram como 4,21 m e 5,35 m, respectivamente.

Depois da Liga Diamante, Gabriel Constantino já pensa no Troféu Brasil



Único brasileiro a disputar a etapa de Birmingham (Grã-Bretanha) da Liga Diamante, principal circuito do Atletismo mundial, Gabriel Oliveira Constantino ficou em sexto lugar na final dos 110 m com barreiras, neste sábado (dia 18). Ele marcou 13.41, com vento de 1.3 m/s, depois de correr a preliminar em 13.53 (-1.2).

O pódio teve em primeiro lugar o cubano naturalizado espanhol Orlando Ortega, com 13.08, segunda melhor marca mundial do ano na prova. A prata foi para o jamaicano Ronald Levy, com 13.22, e o bronze para o francês Pascal Martinot-Lagarde, com 13.27.

Gabriel, carioca de 23 anos, vive este ano a melhor fase de sua carreira. Atleta do Pinheiros, treinado por Renan Valdiero, ele foi finalista no Mundial Indoor, disputado em março último, coincidentemente em Birmingham.

Na temporada de competições em estádio, Gabriel superou as melhores expectativas. Depois do Mundial Indoor dizia que iria "buscar melhores marcas nos 110 m com barreiras".

Ele alcançou objetivo. Venceu provas importantes, em Madri, quando superou Orlando Ortega, e em Clermont, na Flórida, nos Estados Unidos. Depois foi à França para o Meeting de Montreuil. Nesta cidade, ficou em segundo lugar com 13.23 (0.5). Com esta marca, ele bateu o antigo recorde brasileiro, que era 13.29 e pertencia a Redelén dos Santos, e o recorde sul-americano, do colombiano Pablo Vilar, que tinha 13.27.

Agora, depois de disputar a final da Liga Diamante deste sábado, Gabriel já pensa nos próximos compromissos: a partir do próximo dia 24, disputará o Campeonato Ibero-Americano, em Trujillo, no Peru, e em setembro, de 14 a 16, defenderá seu clube no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, principal competição por equipes da América Latina.