Seleção Brasileira viaja nesta quarta-feira para o Sul-Americano Adulto

Fonte: CBAt
A Seleção Brasileira de Atletismo viaja nesta quarta-feira (dia 21) para Assunção, no Paraguai, onde disputará de sexta-feira (23) a domingo (25) a 50ª edição do Campeonato Sul-Americano de Adultos. O Brasil participará com uma equipe de 52 atletas (26 homens e 26 mulheres) em busca da hegemonia na competição.

A delegação embarca no voo 7480 da GOL, às 11:40, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Zona Leste da Grande São Paulo. Cerca de uma hora depois já estará na capital paraguaia. 

A novidade entre os convocados é a presença do potiguar Flavio Gustavo Barbosa, de 25 anos, que foi chamado por compor o revezamento 4x100 m. Atleta da AABB, de Currais Novos, ele está em oitavo lugar no Ranking Brasileiro dos 100 m, com 10.36 (0.5), marca obtida no dia 9 de junho passado, em São Bernardo do Campo (SP).

O Sul-Americano será disputado no Estádio Comitê Olímpico Paraguaio. A primeira prova começará às horas de sexta-feira, com a final dos 10.000 m feminino. O encerramento ocorrerá às 13:25 de domingo, com a final do revezamento masculino 4x400 m.

A delegação será chefiada por Marcos Paulo Garcia de Andrade. Carlos Alberto Cavalheiro foi designado o treinador-chefe, com os técnicos Aristides Junqueira, Henrique Martins, João Paulo Alves da Cunha, Jorge Marcos Rodgerio Carlos, Katsuhiko Nakaya, Kiyoshi Takahashi, Liliana Lohmann e Tania Moura. 

O médico André Guerreiro Gonçalves, a fisioterapeuta Maria Paula Ferreira de Figueiredo e o massaterapeuta Jorge Antonio Lima acompanharão a equipe.

Henrique Martins é eleito o representante dos atletas

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou na noite desta segunda-feira (dia 19) o nome do representante dos Atletas para a Assembleia Geral da CBAt, referente ao período 2017/2019. Henrique Camargo Martins, do Pinheiros, foi eleito por seus companheiros em votação realizada pela internet no site da CBAt.

Todo o processo foi examinado e aprovado pela RSM Brasil Auditores Independentes. Atleta do salto com vara, Henrique, de 39 anos, recebeu 35 votos. O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula, da FCTE, ficou em segundo lugar, com 29 votos, seguido do arremessador Bruno Bigoni Tapias, da ASA São Bernardo-Caixa, com 19.

No total, sete atletas se candidataram para ser representante dos atletas na Assembleia Geral da CBAt. Os outros que se apresentaram ao pleito foram Thiago Felipe da Silva Lopes (decatlo), 17 votos Alain Cristhian Ornelas Silva (lançamento do martelo), 8 Ronald Odair de Oliveira Julião (lançamento do disco), 5 Caio Henrique de Santana Silva (salto em distância), 1.

A partir de 2018, a Assembleia Geral contará com 51 participantes com direito a voz e voto. Destes 16 são atletas: além de Henrique, os 15 ganhadores de medalhas olímpicas. Mais os 27 dirigentes das Federações Estaduais, os 5 clubes mais bem colocados no Troféu Brasil, representantes dos Árbitros, dos Treinadores, além do membro do Conselho da IAAF, Roberto Gesta de Melo.