Thiago André termina em 7º nos 800 m

Fonte: CBAt
O brasileiro Thiago André terminou em sétimo lugar na final dos 800 m do Campeonato Mundial de Atletismo, nesta terça-feira (dia 8), no Estádio Olímpico de Londres. O corredor, que completou 22 anos durante a competição, começou bem, mas teve dificuldades na volta final, obtendo a marca de 1:46.30.

"Foi uma prova difícil, mas tentei fazer o meu melhor. De qualquer forma, estou muito feliz por ter chegado à final", disse o fluminense, que corre pela B3 Atletismo e é treinado por Ricardo DAngelo. "A final não foi rápida, mas teve muito empurra-empurra e saí que as pernas sangrando", completou.

O treinador Ricardo DAngelo pediu para a chefia da delegação brasileira retirar a participação de Thiago André da prova dos 1.500 m, alegando que o atleta cumpriu muito bem sua participação nos 800 m e que fazer também os 1.500 m o deixaria muito desgastado.

A medalha de ouro na prova foi para o francês Pierre-Ambroise Bosse, com 1:44.67, seguido do polonês Adam Kszczot, com 1:44.95, e do queniano Kipyegon Bett, com 1:45.21.

Na qualificação do arremesso do peso, a paulista Geisa Arcanjo entrou para a final com a marca de 17,79 m, quinto lugar no Grupo B e a 12ª no geral. "Agora, é tentar melhorar o resultado e obter o melhor colocação possível na final", disse Geisa. "Preciso acertar alguns detalhes técnicos como velocidade e arremessar acima dos 18 m", concluiu a atleta do Pinheiros, treinada pelo especialista cubano Justo Navarro. A final será nesta quarta-feira (9), a partir das 16:25, no horário de Brasília.

Já nas eliminatórias dos 200 m, as brasileiras Rosangela Santos e Vitória Cristina Rosa avançaram para as semifinais de quinta-feira (10). Rosangela, 7ª colocada na final dos 100 m - a primeira sul-americana na história a brigar por uma medalha em um Mundial na prova-, completou a série 7 na 2ª colocação, com 23.34 (0.5). Já Vitória ficou em 3º lugar na série 2, com 23.26 (-0.6).

"Entrei na pista para me classificar", disse Rosangela. "Ainda estou me recuperando dos 100 m, o clima está frio, corri sem forçar para evitar lesão, pensando também no revezamento 4x100 m. Conto com a ajuda do trabalho dos fisioterapeutas da CBAt para continuar bem", concluiu a atleta do Pinheiros, treinada por Eric Francis, no Texas.

Já Vitória também resolveu administrar sua prova. "Corri para me classificar, mas não estou feliz. É bom estar na semifinal, mas esperava um tempo melhor", comentou a velocista da B3 Atletismo, orientada por Katshuico Nakaya. Vitória, assim como Rosangela, tem esperança de um bom resultado no revezamento 4x100 m no Mundial.

Montanha, Allan Wolski e Eliane Martins estreiam nesta quarta-feira em Londres


Fonte: CBAt
Finalista nos Jogos do Rio 2016 e recordista sul-americano do lançamento do martelo, o pernambucano Wagner Domingos entra no Estádio Olímpico de Londres nesta quarta-feira (dia 9) para a prova de qualificação do Campeonato Mundial de Atletismo. Ele está no grupo B, que tem início das competições marcado para 16:50, hora de Brasília (20:50, hora local).

No grupo A, o Brasil tem ainda Allan Wolski, que começa a lançar às 15:20 (19:20). Também estreia nesta quarta-feira Eliane Martins, para competir na qualificação do salto em distância, às 15:10 (19:10).

Wagner Domingos, 12º no Rio e dono da melhor marca sul-americana com 78,63 m, feita em 2016, este ano tem 77,21 m. Ele veio diretamente da Eslovênia - onde teve a preparação orientada por Vladmir Kevo - para Londres.

"Treinei bem, fiz competições na Europa", diz o atleta. "A luta é para chegar à final", completou Montanha, como é chamado pelos colegas do Atletismo. Aos 34 anos, ele defende a B3 Atletismo e tem como técnico no Brasil Jorge Marcos Rodgerio.

O paulistano Allan Wolski, de 27 anos, atleta do Pinheiros, treinado por Ricardo Barros, está em boa fase, tendo marcado seu recorde pessoal na temporada: 75,22 m. "A esperança é grande e o esforço para obter um bom resultado também", disse o atleta.

Eliane Martins, catarinense de Joinville, 31 anos, defende o Pinheiros e treina com Tania Moura. Este ano ela fez 6,72 m, seu recorde pessoal.

SELEÇÃO QUASE COMPLETA

Com a chegada da catarinense Nair da Rosa, que fará os 50 km da marcha no domingo (13), falta apenas chegar, para completar a delegação, a pernambucana Erica Sena, que fará os 20 km no mesmo dia.

Thiago André leva o Brasil à final dos 800 m no Mundial de Atletismo

Fonte: CBAt
O Brasil terá quatro atletas na rodada desta terça-feira (dia 8) do Campeonato Mundial de Atletismo, em disputa no Estádio Olímpico de Londres. O destaque é Thiago André, que fará a final dos 800 m, a partir das 17:35, hora de Brasília (21:35, hora local).

Rosangela Santos e Vitória Rosa farão a preliminar dos 200 m, enquanto Geisa Arcanjo disputará a qualificação do arremesso do peso.

Thiago André conseguiu lugar na final ao ficar em quarto lugar na série 3 da fase semifinal dos 800 m, com 1:45.83. "Num Mundial, a gente busca sempre a classificação à fase seguinte", disse Thiago após a prova, ainda na zona mista do Estádio. "Como fiz a última série, sabia que precisava correr abaixo de 1:45.93 e ficar pelo menos em quarto lugar da série 3, então me foquei nisso", prosseguiu o meio-fundista da B3 Atletismo, treinado por Ricardo D Angelo.

Mais tarde, no ônibus e depois no hotel, ele voltou a falar com entusiasmo da prova, que volta a ter um brasileiro na final, o que não acontecia desde 2003, quando Osmar Barbosa dos Santos foi o oitavo colocado em Paris. "Corri o que podia, do jeito que precisava, agora descanso um pouco e me preparo para a final", concluiu.

Na prova, o Brasil tem três medalhas no Mundial: prata e bronze com Zequinha Barbosa em Tóquio 1991 e Roma 1987, e bronze com Joaquim Cruz, em Helsinque 1983, na primeira edição do evento.

Na preliminar dos 200 m, o Brasil terá Rosangela Santos e Vitória Rosa, na preliminar, a partir das 15:30 (19:30). Rosangela, atleta do Pinheiros, treinada por Eric Francis, foi a sétima nos 100 m, a primeira sul-americana a alcançar tal feito num Mundial (bateu o recorde sul-americano nas semifinais com 10.91). Vitória defende a B3 Atletismo e treina com Katsuhico Nakaya. "As duas estão bem e podem alcançar resultados", disse o técnico.

Completa a presença brasileira nesta rodada de terça-feira a arremessadora Geisa Arcanjo, do Pinheiros. A prova de qualificação do peso começará às 16:40 (20:40). "Só posso dizer que a Geisa vem se preparando bem", sintetizou seu treinador, o cubano Justo Navarro, referindo-se à finalista olímpica em Londres 2012 e no Rio 2016.

PROVAS DESTA SEGUNDA-FEIRA
Na noite desta segunda-feira, três brasileiros participaram das provas do Mundial. Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama) não passou pelas eliminatórias dos 200 m, terminando em 6º lugar na série 3, com 20.82 (0.3). "Detalhes acabaram me atrapalhando. Larguei bem, fiz bem a curva, mas não concluí bem a prova", disse o carioca.

No salto triplo, Mateus Sá (Pinheiros) terminou em 14º lugar no Grupo A, com 16,10 m (0.2), não avançando para a final.

Nas semifinais dos 400 m com barreiras, Marcio Teles (B3 Atletismo) tropeçou e caiu feio logo após o início da prova, precisando de atendimento médico. Nada de grave, porém, ocorreu como brasileiro, além da frustração de tentar uma vaga na final.

Rosangela Santos faz campanha histórica no Mundial de Londres

Fonte: CBAt
A Rosangela, que ainda está qualificada para disputar os 200 m e o revezamento 4x100 m, tornou-se a primeira brasileira na história a disputar uma final dos 100 m no Mundial e a completar a prova em menos de 11 segundos.

Nascida a 20 de dezembro de 1990, em Washington DC, nos Estados Unidos, mas criada desde bebê no Rio de Janeiro, Rosangela disse ter feito "a prova de sua vida na semifinal" e sair a feliz dos 100 m. "O sétimo lugar foi excelente. Não é fácil correr contra as melhores velocistas do mundo. É difícil manter a paciência no bloco para a largada", lembrou a atleta do Pinheiros, que mora e treina no Texas, Estados Unidos.

"Conheço essas meninas desde 2015, quando comecei a participar de competições na Europa, e por isso não foi surpresa. Mostrei também que não é impossível correr abaixo dos 11 segundos", concluiu a velocista, orientada por Eric Francis, em Austin.

O recorde brasileiro anterior era de Ana Claudia Lemos, com 11.01 (1.4), desde 2015. Já o recorde sul-americano era da equatoriana Angela Tenorio, com 10.99 (0.9), desde o PAN de Toronto 2015.

O pódio dos 100 m foi formado por Tori Bowie (Estados Unidos), com 10.85, seguida de Marie-Josée Ta Lou (Costa do Marfim), com 10.86, e de Dafne Schippers (Holanda), com 10.96. A jamaicana Elaine Thompson, campeã olímpica no Rio 2016, terminou em quinto lugar, com 10.98.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, mandou seus cumprimentos pelo desempenho à atleta. O vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, também fez questão de parabenizar a velocista.

THIAGO NA FINAL DOS 800 M

Depois de 14 anos, o Brasil terá novamente um finalista nos 800 m do Campeonato Mundial. O feito foi obtido por Thiago André, da B3 Atletismo, treinador por Ricardo D' Angelo. Neste domingo, ele fez a semifinal em 1:45.83 e foi à final com o sexto melhor tempo na classificação geral.

"É uma grande alegria está na final, fiz hoje uma prova para garantir a vaga. Agora vou me concentrar para a final (na próxima terça-feira, dia 8)", falou o meio-fundista. O último brasileiro a disputar uma final na prova foi Osmar Barbosa dos Santos, em Paris 2003.

Nos 110 m com barreiras, Eder Souza chegou à semifinal e foi o sexto na série 3, com 13.70 (0.3). "Chegar à semifinal é bom, mas queria ir além", admitiu o atleta, que compete pela Orcampi Unimed e treina com Victor Fernandes. No lançamento do dardo, Laila Ferrer, do Pinheiros, treinada por Pedro Rivail Attilio, fez 60,54 m na qualificação e não avançou à final. No heptatlo, Tamara Alexandrino foi a 24ª com 5.631 pontos e Vanessa Chefer foi a 29ª, com 4.500. Elas competem pelo Pinheiros, Tamara treina com Liliana Lohmann e Vanessa, com Ricardo Barros.