Natal e João Pessoa recebem este mês XVIII edição dos Jogos Sul-Americanos 2012  
As capitais Natal e João Pessoa receberão de 29 de novembro a 6 de dezembro a XVIII edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2012. A competição contará com atletas de doze países da América do Sul que disputarão dez modalidades esportivas, sendo o atletismo e atletismo adaptado disputados na pista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Promovida pelo Conselho Sul-Americano do Esporte (Consude), a edição nacional conta com a parceria do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).


Paralela aos Jogos, realizar-se-á a Assembleia Extraordinária do Consude, evento que reunirá as autoridades máximas do esporte sul-americano. Os membros discutirão as diretrizes e programas da entidade, além de avaliar o desempenho do conselho, a concretização e a continuidade dos jogos. Para os organizadores, os Jogos Sul-Americanos ganham amplitude com a disputa em cidades da região Nordeste, onde as questões sociais evidenciam a necessidade iminente da democratização do esporte.

A competição destina-se a jovens estudantes das escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio - na faixa etária de 12 a 14 anos – diretores, professores, presidentes de federações escolares, confederações específicas, autoridades, gestores públicos nacionais e estrangeiros.

Os Jogos Escolares passam a integrar o calendário de preparações do país para os grandes eventos esportivos nos próximos anos – Copa das Confederações e Gymnasiade 2013, Copa do Mundo 2014, Copa América 2015 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

O Brasil será representado pelos atletas que competiram nas Olimpíadas Escolares, disputadas entre os dias 6 e 15 de setembro deste ano, em Poços de Caldas/MG. O processo seletivo dos outros países participantes fica a cargo de suas confederações.

A expectativa de público, durante o evento, é de 3,5 mil pessoas, entre atletas, familiares, dirigentes e imprensa. Natal disputou o direito de organizar os Jogos Sul-Americanos com Brasília, Belo Horizonte e Sergipe. O Brasil disputará em dez modalidades: vôlei, tênis de mesa, xadrez, natação, judô, futsal, basquetebol, handebol, atletismo e atletismo adaptado - todas nas categorias masculino e feminino.