COB e CBAt mantêm convênios

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vão manter todos os convênios que mantêm na área técnica. A decisão aconteceu em conversa do presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, e o vice-presidente do COB, Paulo Vanderlei, que assumirá a presidência interina do Comitê, na ausência do titular, Carlos Arthur Nuzman.

"A parceria CBAt/COB tem sido um importante instrumento para a preparação das nossas equipes", disse o presidente da Confederação, Toninho Fernandes. "Aliás, essa cooperação mútua é essencial na preparação de nossas equipes neste ciclo olímpico de 2017/2020, quando teremos a Olimpíada de Tóquio", prosseguiu o dirigente.

Na mais importante competição do ciclo nesta temporada, o Atletismo brasileiro obteve uma grande conquista, que foi a de colocar atletas em nove finais do Campeonato Mundial de Londres. "Eu e o Paulo Vanderlei entendemos que os convênios vão continuar, o que nos dá a segurança em nossas atividades voltadas ao trabalho para os demais evento do ciclo, como os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e o Campeonato Mundial de Doha, no mesmo ano", concluiu Fernandes.

A respeito da atual situação da Presidência do COB, a posição da CBAt é de aguardar as decisões da Justiça Brasileira. Enquanto isso, as tratativas da Confederação serão mantidas normalmente, com o presidente em exercício Paulo Vanderlei.

"Comitê de Seleções" faz primeira reunião em São Paulo

Fonte: CBAt

"O Comitê de Seleções" da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reuniu-se nesta quinta-feira (dia 5) pela primeira vez, no auditório do CREF-4, no Centro de São Paulo. A decisão de criar o Comitê foi tomada pela Presidência da CBAt. "A intenção é ampliar o fórum de discussão, pensando nos Jogos de Tóquio 2020, passando pelos calendários preparatórios de 2018 e 2019", lembrou José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da CBAt, na abertura do encontro.

A reunião foi coordenada pelo superintendente de Alto Rendimento, Antonio Carlos Gomes, que fez uma exposição dos assuntos a serem tratados, como índices e prazos para competições internacionais, metas estabelecidas, atividades executadas, brasileiros no ranking 2017, resultados no Mundial de Londres, calendário de competições para 2018, entre outros assuntos.

Ficou estabelecido que cada um dos participantes mandará comentários e sugestões sobre todos os temas até o dia 30 de outubro para a Superintendência de Alto Rendimento, que serão debatidos no dia 13 de novembro, na próxima reunião do "Comitê de Seleções".

"Este fórum será permanente. Teremos mais duas reuniões este ano e mais algumas no ano que vem. Procuramos reunir representantes de todos os segmentos do Atletismo para debater critérios de formação das seleções brasileiras", completou o presidente da CBAt.

Os integrantes do Comitê que se reuniram nesta quarta-feira, além de Toninho Fernandes e Antonio Carlos Gomes: José Haroldo Loureiro Gomes (diretor Técnico da CBAt), Anderson Moraes Lemes Rosa (gerente Técnico da CBAt) e Clovis Alberto Fransciscon (gerente de Alto Rendimento da CBAt Marcelo Alberto Costa Freitas e Carlos Alberto Cavalheiro (área técnica do COB) Henrique Camargo Martins e Fabiana de Almeida Murer (representantes dos Atletas) Mauro Roberto Chekin (representante das Federações Estaduais), João Paulo Alves da Cunha (técnico de arremesso do peso e representante da B3 Atletismo), Julian Mejiás (lançamentos), Evandro Cassiano de Lazari (barreiras e representante Orcampi Unimed), Vania Maria Ferreira Valentino Silva (velocidade), Ricardo Antonio DAngelo (meio-fundo), Clodoaldo Lopes do Carmo (fundo), João Evangelista de Sena Bonfim (marcha atlética), José Cordeiro de Carvalho (provas combinadas), Claudio Roberto de Castilho (representante do Pinheiros), Neusa Aparecida do Amaral (representante da EMFCA-Sub-20) e Victor Fernandes (representante do Centro Olímpico-Sub-18).

Missão do COB desliga atleta da delegação no Chile

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) encaminhou à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) comunicado, nesta terça-feira (dia 3), explicando os motivos do desligamento de um atleta da equipe, da delegação nacional que participa dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Santiago, no Chile.

O ofício do COB, assinado pelo chefe da Missão, Sebastian Pereira, informa: Em 2 de outubro, a Chefia da Missão foi acionada pela equipe de segurança do hotel, informando que o alarme de incêndio fora ativado por um membro da delegação do Time Brasil. Ao avaliar imagens da câmera de segurança, constatou-se que um atleta do time de fato acionou o alarme de forma proposital."

O fato ocasionou pânico no hotel, com atletas deixando seus quartos. Para o chefe da Missão, isto se configurou "desrespeito para com os hóspedes em geral". O comunicado do COB lembra que todos os membros da delegação assinaram um "Termo de Compromisso" com as regras de conduta ao chegarem ao local.

O atleta foi acompanhado ao Aeroporto em seu embarque de volta ao País, informa a Missão do COB. "Desejamos que esta medida corretiva sirva como aprendizado para o atleta, podendo gerar experiência e amadurecimento para seu comportamento no futuro", conclui a nota.