Decisão unilateral do Ministério do Esporte encerra atividades da RNTA



O Diário Oficial da União desta quinta-feira (8/2/2018) publicou decisão unilateral do Ministério do Esporte, que encerrou as atividades do programa "Rede Nacional de Treinamento de Atletismo" (RNTA), que mantinha em convênio com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Conforme orientação do Ministério do Esporte, a CBAt está indenizando os funcionários do programa. Após o pagamento dos direitos trabalhistas, o saldo dos recursos financeiros será devolvido ao Ministério do Esporte.

Instituído por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o programa possibilitou a realização de campings de treinamento, que beneficiaram atletas e treinadores. Durante parte destes eventos, foram elaboradas análises de desempenho e evolução dos participantes, pela equipe multidisciplinar.

Também foi possível à CBAt organizar cursos e clínicas, com a consultoria de treinadores brasileiros conceituados, e mesmo com renomados especialistas estrangeiros.

"A constituição da RNTA foi um importante legado olímpico, um programa-referência mesmo para outros esportes", diz o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

"Por isso, tentamos de todas as formas manter o convênio, estive em Brasília, visitei vários órgãos públicos, mas não conseguimos recursos para continuar com os trabalhos", prossegue Toninho Fernandes.

O presidente da CBAt lembra que nosso País "vive um momento especialmente difícil, com empresas e instituições, públicas e privadas, enfrentando a escassez de recursos". "Isso, evidentemente, dificultará a preparação de nossos atletas para os Jogos de Tóquio", afirma Toninho.

"À comunidade atlética nacional, porém, informamos que a CBAt continua na luta por recursos que permitam a melhor preparação para as próximas grandes competições, já que antes da Olimpíada de Tóquio 2020, teremos em 2019 o PAN no Peru e o Mundial no Catar", conclui o dirigente.

Talles Silva disputa o Desafio Brasil Caixa Indoor de Atletismo

Fonte: CBAt
O mineiro Talles Frederico Sousa Silva (Pinheiros) confirmou participação no Desafio Brasil Caixa Indoor de Atletismo, que será disputado no próximo dia 17, na pista coberta do Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul (SP). Ele quebrou o recorde brasileiro indoor do salto em altura no último dia 3, também em São Caetano, com 2,26 m, durante a disputa do Torneio FPA.

O evento foi incluído no calendário nacional da CBAt de 2018 para dar oportunidade aos atletas que buscam vaga na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Indoor de Birmingham, na Grã-Bretanha, de 1º a 4 de março próximo.

"Estou totalmente focado nas competições em pista coberta e vou acreditar no índice até a última oportunidade", disse, referindo aos 2,33 m exigidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). "Com determinação, consegui vaga nos Mundiais de Pequim 2015 e Londres 2017, além dos Jogos do Rio 2016. Tenho de acreditar no meu potencial", afirmou.

O recorde pessoal de Talles, que é treinado por Kiyoshi Takahashi, é de 2,30 m ao ar livre. No Mundial de Londres, no ano passado, saltou 2,29 m e ficou na 13ª posição. "Estou numa posição tranquila. Vou tentar fazer o melhor, sem pressão, e de repente o resultado surge, fruto do trabalho duro que estamos fazendo", concluiu.

O recorde brasileiro indoor anterior era de Jessé Farias de Lima, com 2,25 m, obtido no dia 17 de fevereiro de 2004, na cidade de Banska Bystrica, na Eslovênia.

Até esta quinta-feira (dia 8), também havia confirmado participação na prova Danilo de Souza Goulart Cardoso (Pinheiros) e Tiago da Costa Portela (ASSEM).

Seis brasileiros estão qualificados até agora para o Mundial de Birmingham: Thiago Braz da Silva (salto com vara), Darlan Romani (arremesso do peso), Almir Júnior (salto triplo), Rosangela Santos (60 m), Letícia Cherpe de Souza (400 m) e Nubia Soares (salto triplo).

O Centro de Treinamento da Vila São José fica na Estrada das Lágrimas, 90, Vila São José, São Caetano do Sul.

PROGRAMA-HORÁRIO

08:55 - salto com vara - feminino - final
09:05 - salto em altura - masculino - Final
09:10 - salto em distância - feminino - final 
09:30 - 60 m com barreiras - masculino - semifinal 
10:00 - 60 m com barreiras - feminino - semifinal 
10:30 - 60 m - masculino - semifinal 
10:55 - 60 m - feminino - semifinal 
11:00 - salto em distância - masculino - final 
11:00 - salto com vara - masculino - final 
11:05 - salto em altura - feminino - final 
11:30 - 60 m com barreiras - masculino - final 
11:45 - 60 m com barreiras - feminino - final 
12:00 - 60 m - masculino - final 
12:15 - 60 m - feminino - final

O Desafio Brasil Caixa Indoor integra o Programa Caixa de Competições 2018 da CBAt, que realiza a competição, co-organizada pela FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Almir Junior vence salto triplo em Madri



Fonte: CBAt
O mato-grossense Almir Cunha dos Santos, da Sopiga (RS), conseguiu nesta quinta-feira (dia 8) um grande resultado no Meeting Internacional Indoor de Madri, no Poliesportivo Gallur. O brasileiro venceu a prova do salto triplo, com a marca de 17,35 m, assumindo a liderança no Ranking Mundial da IAAF.

Almir Junior, como é conhecido, obteve a marca em sua terceira tentativa. Na seguinte, superou novamente a barreira dos 17 metros, ao saltar 17,19 m. A sua melhor marca anterior era de 17,05 m, obtida a 14 de janeiro, em Ohio, nos Estados Unidos, quando garantiu a qualificação para o Mundial Indoor de Birmingham, de 1º a 4 de março, na Grã-Bretanha.

Em Madri, Almir quebrou o recorde do meeting, que pertencia desde o ano passado ao cubano Alexis Copello, com 17,10 m, que também competiu, agora pelo Azerbaijão, e ficou na quarta colocação, com 16,98 m.

Além de Almir Junior, que é treinado pelo José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, o português Nelson Evora (17,30 m) e o cubano Pedro Pablo Pichardo (17,01 m) subiram ao pódio no Polidesportivo Gallur. O brasileiro Mateus Sá também competiu e terminou na 9ª posição, com 16,14 m.

"Sogipano Almir Júnior provou no Meeting de Madri que está entre os grandes do triplo, atualmente", comemorou Arataca, que também é diretor-técnico da CBAt.

Presidente da CBAt participa de encontro no CREF4



Fonte: CBAt
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, participou de um encontro nesta segunda-feira (dia 5) na sede do Conselho Regional de Educação Física - CREF4-SP -, no centro da capital paulista. Ele foi recebido pelo presidente da entidade Nelson Leme da Silva Junior. Os presidentes da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), Jorge Otsuka, e da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Janine Cardoso, também estiveram presentes.

A pauta do encontro foi a necessidade da formação de treinadores, visando o ciclo olímpico Tóquio 2020.

Além de Toninho, Otsuka, Janine e Nelson Leme, participaram da reunião, entre outros, Tadeu Corrêa (conselheiro), Humberto Panzetti (1º Tesoureiro), Pedro de Souza (1º vice-presidente), Mário Charro (conselheiro), Rialdo Tavares (2º vice-presidente), Marcelo Casati (1º secretário) e José Medalha (2º secretário), do CREF4, e Georgios Stylianos Hatzidakis (gerente de Comunicação Digital), da CBAt.

Talles Silva bate recorde brasileiro indoor do salto em altura

Fonte: CBAt
O mineiro Talles Frederico Sousa Silva (Pinheiros) quebrou na manhã deste sábado (dia 3) o recorde brasileiro do salto em altura em pista coberta, com a marca de 2,26 m, durante a disputa do Torneio FPA Indoor de Atletismo, no Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul, no ABC paulista.

Talles, treinado por Kiyoshi Takahashi, ainda tentou passar o sarrafo a 2,30 m por três oportunidades, sem sucesso. O paulistano Thiago Júlio Souza Alfano Moura (Orcampi Unimed) ficou em segundo lugar na prova, com 2,11 m.

O recorde brasileiro indoor anterior era de Jessé Farias de Lima, com 2,25 m, obtido no dia 17 de fevereiro de 2004, na cidade de Banska Bystrica, na Eslovênia.

De acordo com o técnico Kiyoshi Takahashi, Talles volta a competir no próximo dia 17 no Desafio Brasil Caixa Indoor de Atletismo, que também será disputado no Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano.

DARLAN ROMANI
Na segunda parte do evento, disputada na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, também no ABC, o catarinense Darlan Romani ratificou o índice para o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, que será disputado de 1º a 4 de março, em Birmingham, na Grã-Bretanha. Qualificado com a marca de 21,82 m, ele venceu na tarde deste sábado a prova do arremesso do peso, com 21,06 m. O índice exigido pela IAAF é de 20,80 m.


THIAGO BRAZ
Enquanto isso, no Meeting de Karlsruhe, na Alemanha, etapa do circuito indoor da IAAF, o brasileiro Thiago Braz não foi feliz na disputa do salto com vara. Ele começou a saltar em 5,45 m, mas errou as três tentativas e deixou a prova. A vitória foi do alemão Raphael Holzdeppe, com 5,88 m. O recordista mundial Renauld Lavillenie, da da França, que tem 6,16 m, foi o segundo com 5,83 m. O polonês Pawel Woiciechowski levou a medalha de bronze, com 5,70 m.


Morre Aristides Junqueira, antigo treinador de Atletismo



Fonte: CBAt
Um dos mais importantes treinadores de Atletismo do Brasil, Aristides de Andrade Junqueira Neto morreu na noite desta sexta-feira (dia 2), no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, a 105 dias de completar 72 anos. Nascido em 18 de maio de 1946 em Floreal, no interior de São Paulo, Tide, como era conhecido, formou atletas que fazem parte da história do esporte nacional.

Um de seus pupilos, Mauro Vinicius da Silva, o Duda, é o único atleta do País a conquistar um bicampeonato mundial no Atletismo: ganhou a medalha de ouro no salto em distância nos Mundiais Indoor de Istambul 2012 e Sopot 2014. Também foi finalista olímpico em Londres 2012 e no Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou 2013.

Tide também treinou Nelson Carlos Ferreira Junior, finalista no Campeonato Mundial de Atenas 1997, quando ficou em quinto lugar no salto em distância. E, ainda, orientou a carreira de Maria Aparecida Barbosa de Souza, a Cida, que foi recordista brasileira do salto triplo e disputou a Olimpíada de Atlanta 1996.

O Atletismo levou Tide a morar em várias cidades: São José do Rio Preto, Presidente Prudente e São Bernardo do Campo, em São Paulo, e em São José dos Quatro Marcos, no Mato Grosso.

Na noite desta sexta, o técnico Jayme Neto Junior comunicou à CBAt a morte de seu primo Tide, que estava internado há algum tempo.

Segundo a Funeral Santa Fé, de Diadema, perto do meio dia o corpo do treinador será levado até a cidade de Floreal, na região de São José do Rio Preto, no interior paulista. "O velório será no cemitério Floreal Eterno, a começar por volta das 20 horas de hoje (sábado), com sepultamento previsto para amanhã (domingo), às 10 horas, conforme a família", disse o agente da Funeral Santa Fé.

ARISTIDES DE ANDRADE JUNQUEIRA NETO

Há 45 anos formando atletas e treinadores de Atletismo no País

Profundo conhecedor do atletismo brasileiro e ótimo contador de piadas. Assim é Aristides de Andrade Junqueira Neto, ou simplesmente Tide, como todos o conhecem no meio atlético nacional. Um dos mais antigos treinadores de Atletismo em atividade no País, ele trabalha há 45 anos, desde meados da década de 1960. Nessa época, na cidade paulista de Floreal, onde nasceu em 18 de maio de 1946, Tide começou atuar na iniciação de crianças e adolescentes no esporte-base.

"Comecei na profissão de treinador de Atletismo quando nem tinha concluído meu curso na Faculdade de Educação Física", lembra Tide. O tempo passou, Tide viveu no interior paulista, Paraná e Mato Grosso. Atualmente, ele mora em São Bernardo do Campo, na região do ABCD, na Grande São Paulo.

Seu grupo de atletas, ele prepara na Arena Caixa, em São Bernardo, e no centro de treinamento da BM&FBovespa (clube que defendem), em São Caetano do Sul, na mesma região. A BM&FBovespa, aliás, é sucedâneo da Funilense. Trabalhando para estas duas equipes, Tide é campeão do Troféu Brasil, ininterruptamente, desde 1992.

Um dos atletas revelados pelo treinador é Mauro Vinícius da Silva, o Duda. Em 8 de março deste ano, em Sopot, Duda tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o bicampeonato mundial indoor, ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância - vencera também em Istambul, na Turquia, dois anos antes.

Em Sopot, cidade polonesa às margens do Báltico, ainda na Ergo Arena, Tide, aos 68 anos de idade e quase cinco décadas de Atletismo, não escondeu a emoção de colocar um atleta do Brasil no ponto mais alto do pódio em evento de primeira linha internacional.

"O Duda é disciplinado e pode defender o País ainda em dois Jogos Olímpicos", diz o técnico. Para Tide, "foram importantes para a conquista de Duda, as ações da CBAt na preparação para o Mundial, como o camping na Europa. Num camping, todo o foco do atleta vai para a competição. Quando entrou na Arena, ele estava pronto", afirma o técnico paulista.

O treinador lembra: "Há muito tempo treino crianças, jovens e atletas de alto rendimento. Da minha primeira turma saiu o José Roberto, o Soneca, que mais tarde descobriu talentos como o Edson Luciano Ribeiro (vice-campeão olímpico do 4x100 m em Sydney-2000 e vice-campeão mundial em Paris-2003)."

"Também tive outros atletas de nível mundial, como o Nelson Ferreira, no salto em distância, que foi finalista no Campeonato Mundial de Atenas-1997", lembra. Entre outros nomes, também descobriu Maria Aparecida Barbosa, a Cida Barbosa, que foi recordista brasileira do salto triplo, e que trabalha como treinadora em Cuiabá (MT), com seu marido, o medalhista olímpico Vicente Lenilson de Lima.

CBAt realiza Camping do lançamento do martelo no Rio de Janeiro

Fonte: CBAt
Com a consultoria do esloveno Vladimir Kevo, um dos mais conceituados treinadores da atualidade, começa no domingo (dia 4) e vai até o próximo dia 10, o Camping Internacional do lançamento do martelo. O Camping acontecerá no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, da Comissão de Desportos da Aeronáutica, em convênio com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Os principais nomes da prova no País estarão presentes, caso do finalista olímpico e recordista sul-americano Wagner Domingos, o Montanha.

Vladimir Kevo - que foi treinador do campeão olímpico Primoz Kozmus, também da Eslovênia -, tem orientado Montanha nos últimos anos. Neste tempo, o atleta quebrou várias vezes o recorde brasileiro, chegando a recordista sul-americano, com 78,63 m, em 2016. Também foi finalista na Olimpíada do Rio 2016.

Além de Montanha, participa do Camping o número 2 do Brasil, Allan Wolski, que em 2017 alcançou a marca de 75,22 m. Outro nome é Mariana Marcelino, recordista brasileira no feminino, com 67,02 m, marca obtida no ano passado. Luis Gustavo Aguiar da Silva, Alencar Chagas Pereira e Ana Lays Bayer são os outros brasileiros convidados, assim como o esloveno Nejc Plesko.

Além da atenção aos atletas, que se preparam para os eventos da nova temporada, Vladimir Kevo também estará com os treinadores pessoais dos participantes: Jorge Rodgerio (Wagner Domingos e Mariana Marcelino), Ricardo Barros (Allan Wolski), Flavio Barbosa da Cruz (Luis Gustavo), Flavio dos Santos Silva (Alencar Pereira) e João Carlos dos Santos (Ana Lays).

"É mais uma ação da CBAt em apoio aos atletas e seus treinadores", fala o presidente da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho. "O Kevo é um especialista importante e tem transmitido conhecimento, tanto que as marcas dos nossos principais lançadores evoluíram muito nos últimos anos", complementa o dirigente.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organiza o evento com recursos do Programa CAIXA de Campings e apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), via Lei Agnelo/Piva.

Enquanto isso, Thiago Braz, com seu treinador Vitaly Petrov, faz Camping do salto com vara, em Pádova, na Itália. Augusto Dutra, com apoio do especialista polonês Wlaszeslaw Kaliniczenko, faz Camping em Spala, na Polônia.

Este é a segunda ação realizada pela CBAt na pista da Aeronáutica este ano, que recebeu, no mês passado, 10 atletas e oito treinadores para um Camping de velocidade e barreiras.

CBAt tem reunião de trabalho em São Paulo

Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou reunião de trabalho em sua sede, na capital paulista, nesta segunda-feira (dia 29), com a presença de diretores, integrantes do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e de medalhistas olímpicos que integram a Assembleia Geral da entidade. Na oportunidade, foi apresentado relatório com as principais ações realizadas em 2017, além do calendário 2018 e do Planejamento Estratégico 2017/2020.

Participaram o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva filho, o diretor Administrativo-Financeiro Eduardo Esteter, o presidente do Conselho de Administração Armando Sergio Prado de Toledo, o presidente do Conselho Fiscal Paulo Henrique Farias de Oliveira, o gerente de Comunicação Digital, Georgios Stylianos Hatzidakis.

Estiveram presentes, também, os medalhistas olímpicos e membros da Assembleia Geral Maurren Higa Maggi, Lucimar Aparecida de Moura, Rosemar Maria Coelho Neto, Thaíssa Barbosa Presti, Arnaldo de Oliveira Silva, André Domingos da Silva e Claudio Roberto Souza. Os demais integrantes da Assembleia também receberão o material para análise.

Augusto Dutra viaja para Camping na Polônia

Fonte: CBAt
Augusto Dutra Silva de Oliveira embarca na noite desta terça-feira (dia 30) para a Polônia, onde participará de Camping Indoor de Salto com Vara, no Centro Olímpico de Spala, cidade próxima de Varsóvia. O atleta, de 27 anos, que tem a segunda melhor marca sul-americana da história da prova, com 5,82 m, treinará até 19 de fevereiro, com a orientação do especialista polonês Wlaszeslaw Kaliniczenko.

As atividades fazem parte do Programa Caixa de Campings Internacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo/Piva.

"Estou feliz com a oportunidade de fazer estes treinos e investir no aprimoramento de minha técnica", disse Augusto. "O Wlaszeslaw é muito conceituado na Europa e segue a mesma linha de trabalho do Vitaly Petrov (treinador de Thiago Braz) e do Elson Miranda de Souza (ex-técnico de Fabiana Murer). Vou competir em pista coberta e avaliar minhas condições", afirmou Augusto.

Conterrâneo de Thiago Braz (ambos são paulistas de Marília), Augusto terminou 2017 na liderança dos Rankings Brasileiro e Sul-Americano, com 5,60 m - mesma marca de Thiago.

Thiago Braz, aliás, também participa de Camping do Programa Caixa da CBAt e do COB, em Pádova, na Itália. Ele fica na cidade até 28 de fevereiro, com seu treinador, o ucraniano Vitaly Petrov. O campeão olímpico no Rio 2016 estreou na temporada indoor no dia 26, ficando com a medalha de prata, em Berlim, com 5,70 m. No próximo sábado (3), ele competirá em Karlsruhe, também na Alemanha.