II Campeonato Paulista de Corrida de Rua

O II Campeonato Paulista de Corrida de Rua - FPA está chegando, ele será composto por 10 etapas nas categorias de 5k e 10k, tanto masculino como feminino. A premiação conta com valores em dinheiro e vale-compras.
Para participar do campeonato basta se inscrever no programa “Sócio Corredor” pelo site http://www.atletismofpa.org.br/cadastro-de-socio-corredor.html,1324 preencher seus dados e efetuar o pagamento da anuidade no valor de R$ 200,00. O associado, ao se inscrever recebe um seguro acidente e participará de diversos sorteios durante o ano.
Fernando Almeida, que irá coordenar o campeonato esse ano, disse que as tratativas com os organizadores das etapas pretendidas já começaram e em breve serão publicadas as corridas participantes, juntamente com o regulamento. Segundo ele, a primeira etapa será realizada em março, e sua expectativa para esse ano é aumentar a participação de corredores no campeonato e com isso gerar uma disputa mais acirrada.
O corredor que acompanha o site http://www.atletismofpa.org.br/ e a nossa página no facebook https://web.facebook.com/sociocorredor/, poderá sempre ter as notícias atualizadas do mundo do atletismo e da corrida de rua.

São Caetano recebe Clínica de Lançamento do Martelo

Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza, nesta quinta e sexta-feira (dias 15 e 16), a Clínica de Lançamento do Martelo, ministrada pelo consultor esloveno Vladimir Kevo, um dos mais respeitados treinadores da prova na atualidade. A Clínica, com parte teórica pela manhã (das 10 às 12 horas) e prática à tarde (das 15 às 18 horas), será realizada no Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul, no ABC paulista.

A CBAt recebeu a inscrição dos atletas Marcos Paulo Balbinott, Batista Ferreira Rodrigues Haddad, Edson de Azevedo, Allan da Silva Wolski, Anna Paula Magalhães Pereira, Davi da Silva Martins Maria Amélia de Oliveira Santos e Jessica Braga Felício, além dos técnicos Luiz Antonio Lino, Luís Felipe dos Reis e Flavio Barbosa da Cruz.

Os recordistas brasileiros Wagner Domingos, o Montanha, e Mariana Marcelino - que normalmente treinam em São Caetano - também participam do evento, assim como o esloveno Nejc Plesko, convidado especial.

"É sempre uma grande oportunidade participar das clínicas do Kevo. Já treinei com ele na Europa e estive na semana passada no Rio de Janeiro. É um aprendizado maravilhoso", disse Allan Wolski (Pinheiros), segundo colocado no Ranking Brasileiro de 2017, com 75,22 m. "Estou muito animado para a temporada que começa agora", completou.

Wolski disputou em 2017 o primeiro Campeonato Mundial da carreira, em Londres, terminando em 19º lugar, sendo o atleta mais bem colocado das Américas.

Wagner Domingos, que há tempos passa temporadas na Eslovênia com a orientação de Vladimir Kevo, é o recordista sul-americano da prova, com 78,63 m. Nos Jogos Rio 2016, foi finalista. 

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organiza o evento com recursos do Programa CAIXA de Campings.

Caio Bonfim vence pela sétima vez a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética

Fonte: CBAt
Competindo em casa, Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF) foi o grande nome da edição de 2018 da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, disputada neste domingo (18), Sobradinho (DF). O marchador brasiliense liderou toda a prova, e contou com o apoio de muitos torcedores, que enfrentaram a chuva para torcer e incentivar os atletas. Foi a sétima vitória consecutiva de Caio na competição, realizada em circuito de 1 km montado na Avenida do Contorno, ao lado do Jardim Botânico dos Jequitibás.

"Essa prova foi muito especial, contar com o apoio da torcida é muito bom, moro aqui perto, então conheço muito bem este percurso. Na marcha precisamos ter atenção o tempo todo, esta é a parte mais difícil, qualquer desatenção pode causar uma punição", lembrou o campeão. 

Medalha de bronze no Campeonato Mundial de Londres 2017 e top 10 nos 20 km e 50 km nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Caio completou os 20 km em 1:25:47. "A medalha do Mundial me colocou em outro patamar, e devo tudo ao treinamento que tenho aqui, espero que logo apareçam outros bons marchadores aqui em Sobradinho", comentou.

Na prova feminina, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) conquistou a medalha de ouro, com 1:47:16, Seguida por Elianay Santana Barbosa (CASO-DF), prata com 1:50:19, e Paula Raissa Paz da Silva (AASD-PE), bronze com 1:57:21. 

Nos 10 km sub-18 masculino vitória de Kauan Domingues (MEM-SP), com 48:26. Já nos 5 km sub-18 feminino, Gabriela Muniz (CASO-DF) ficou em primeiro lugar, com 26:46.

CASO - Campeão por equipes de 7 das 10 provas realizadas neste domingo, o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) é um dos projetos mais longevos do esporte, e é referência quando o assunto é marcha atlética. Criado em 1990, no Distrito Federal, o clube destaca-se pela formação de marchadores, além de contribuir para a formação social de crianças e jovens. João Evangelista Sena Bonfim criou a equipe, com o apoio da mulher, a ex-marchadora Gianetti Oliveira Bonfim. 

O piauiense Sena, de 61 anos, descobriu o Atletismo ao servir o Exército Brasileiro. Entrou na Faculdade de Educação Física Dom Bosco e ao concluir o curso já era treinador em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, onde mora. Entre os vários atletas que orientou está a ex-fundista
Carmem de Oliveira, recordista brasileira dos 10.000 m, e a própria Gianetti, sete vezes campeã de marcha do Troféu Brasil. Brasiliense de 52 anos, Gianetti começou no esporte nas corridas de fundo. Hoje, é treinadora do CASO. Sena e Gianetti são pais de Caio Bonfim. 

"Trazer a Copa de Marcha para Brasília era um sonho antigo, desde a época de atleta. A competição aqui é um reconhecimento ao nosso trabalho", disse Gianetti, que cuida pessoalmente da orientação dos atletas, que vão da base até alto nível. "As crianças que entram para o clube não pagam nada, temos apoio de patrocinadores e também de voluntários, que nos ajudam a manter as atividades", continua. "A marcha é minha paixão, poder trabalhar com o meu filho também é motivo de muito orgulho pra mim", completou. 

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética faz parte do Programa CAIXA de Competições. A competição é realizada pela CBAt, co-organizada pela Federação de Atletismo do Distrito Federal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Pódio 2ª etapa - domingo tarde

20 km adulto feminino
1º Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) 1:47:16
2º Elianay Barbosa (CASO-DF) 1:50:19
3º Paula Raissa Paz da Silva (AASD-PE) 1:57:21

Por equipes
1º CASO (DF) 23 pontos
2º FECAM (PR) 10 pontos
2º AASD (PE) 10 pontos

20 km adulto masculino
1º Caio Bonfim (CASO-DF) 1:25:47
2º Moacir Zimmermann (AABLU) 1:30:23
3º Max Batista dos Santos (CASO-DF) 1:30:50

Por equipes
1º CASO (DF) 27 pontos 
2º AABLU (SC) 10 pontos
3º Orcampi Unimed (SP) 8 pontos

10 km sub-18 masculino
1º Kauan da Silva Domingos (MEM-SP) 48:26
2º Bruno Nascimento (AABLU-SC) 51:26
3º Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR) 52:26

Por equipes
1º MEM (SP) 8 pontos
2º AABLU (SC) 7 pontos
3º PM Colombo (PR) 6 pontos

5km sub-18 feminino
1º Gabriela Muniz (CASO-DF) 26:46
2º Maria Vitoria Feitosa (Baureri-SP) 36:10

Por equipes
1º CASO (DF) - 2 pontos
2º Barueri (SP) 1 ponto

Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética define seis campeões em Sobradinho

Fonte: CBAt
Pela primeira vez realizada no Distrito Federal, a edição 2018 da Copa Brasil Caixa de Marcha definiu na manhã deste domingo (dia 18) os primeiros seis campeões. A competição, realizada em circuito de 1km montado na Avenida do Contorno, ao lado do Parque Ecológico dos Jequitibás - na cidade-satélite de Sobradinho - é seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em março, em Sucuá, no Equador. 

Nos 35 km feminino, Nair da Rosa (AABLU-SC) liderou desde a primeira volta e completou o percurso em 3:19.08. "Gostei muito do percurso e também da cidade, fomos muito bem recebidos", disse Nair, quinta colocada nos 50 km no Mundial de Londres 2017. "Fazia maratona, mas há quatro anos me apaixonei pela marcha atlética", finalizou. 

Na prova masculina da mesma distância, que terminou sob sol forte, José Alessandro Bagio (AABLU-SC) venceu com 2:56:49, com total domínio. "Senti um pouco o calor, mas treinei muito, estava preparado. Agora temos um mês para nos preparamos para o Sul-Americano", afirmou o campeão. 

A paranaense Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) foi a primeira campeã do dia. A atleta completou os 3km da categoria sub-16 em 16:39. "Foi um percurso tranquilo pra mim, é uma prova curta", afirmou a marchadora, que começou no Atletismo pelo lançamento do disco. 

As premiações das primeiras provas foram feitas pelo vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho. "É muito importante que diferentes lugares do Brasil recebam competições. Sobradinho é um polo da marcha atlética atualmente, e Brasília já revelou grandes atletas, como Joaquim Cruz, Carmen de Oliveira, Marilson Gomes dos Santos, Hudson de Souza, e agora temos o Caio, com grande destaque na marcha mundial", disse o dirigente. "Agrademos o apoio da CAIXA, nossa patrocinadora, e também do Comitê Olímpico do Brasil", completou o dirigente ao lado de Carlos Cavalheiro. "Essas competições servem para disseminar o Atletismo", afirmou o treinador. 

Nos 10 km feminino sub-20, Laryssa Fernanda Frois (Curitiba SMELJ-PR) conquistou o lugar mais alto do pódio ao marcar 55:28. "Estou muito feliz pelo resultado e por ter conquistado a vaga para o Sul-Americano", disse a atleta, que começou na marcha atlética depois de uma brincadeira. "Um amigo estava treinando e comecei a imitar. Meu treinador viu e disse que eu levava jeito", completou. 

O presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal, Alfim Nunes de Souza, comemora a realização da Copa Brasil Caixa de Marcha em Sobradinho. "Como toda competição, a organização é trabalhosa, mas valeu muito a pena. Esperamos que este evento abra portas para que outros possam acontecer em Brasília, para, no futuro, termos muitos outros atletas como o Caio Bonfim", disse Alfim, que agradeceu o apoio da secretária de Esporte, Turismo e Lazer de Brasília, Leila Barros, duas vezes medalha de bronze no vôlei nos Jogos Olímpicos, em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

Leila esteve em Sobradinho para prestigiar o evento e participar da entrega das medalhas. "A parceria com a Secretaria de Esportes do Governo do Estado foi importante para que pudéssemos fazer a competição em Sobradinho", completou Alfim.

Na tarde deste domingo, mais quatro provas serão realizadas, a partir das 15:00. Antes, às 14 horas, acontece a cerimônia de abertura. 

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética faz parte do Programa CAIXA de Competições. A competição é realizada pela CBAt, co-organizada pela Federação de Atletismo do Distrito Federal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Pódio 1ª etapa - domingo manhã

35 km - Adulto feminino
1º Nair da Rosa (AABLU-SC) 3:19:08
2º Edilaine Maria Rech (METAHUM-PR) 3:55:10
3º Elisangela Pereira da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE) 4:15:00

Por equipes
1º AABLU (SC) 3 pontos
2º METAHUM (PR) 2 pontos
3º Projeto Atletismo Campeão (PE) 1 ponto

35 km - Adulto masculino
1º José Alessandro Bagio (AABLU-SC) 2:56:49
2º Claudio Richardson (AABB Currais Novos-RN) 3:05:21
3º Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG) 3:15:01

Por equipes
1º AABLU (SC) 6 pontos
2º AABB Currais Novos (RN) 5 pontos
3º USIPA (MG) 4 pontos 

10 km - Sub-20 feminino
1º Laryssa Fernanda Frois (Curitiba SMEL-PR) 55:28
2º Elica de Oliveira Costa (Orcampi Unimed-SP) 55:49 
3º Amelia Fortunato de Lemos (CASO-DF) 58:05

Por equipes
1º CASO (DF) - 8 pontos
1º Orcampi Unimed (SP) - 8 pontos
3º Curitiba SMELJ (PR) - 7 pontos

3 km - Sub-16 feminino
1º Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) 16:39 
2º Thailane Janaina da Cruz (PM Colombo-PR) 17:10
3º Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF) 17:12

Por equipes
1º CASO (DF) - 20 pontos
2º PM Colombo (PR) - 17 pontos
3º Projeto Atletismo Campeão (PE) - 6 pontos 

10 km - Sub-20 masculino
1º Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) 46:59
2º Murilo Coutinho da Silva (PM Colombo-PR) 49:22
3º Erison Gerson da Silva (Curitiba SMELJ-PR) 49:56

Por equipes
1º CASO (DF) - 10 pontos 
2º PM Colombo (PR) - 9 pontos 
3º AABLU (SC) - 8 pontos 

10 km - Sub-16 masculino
1º Isaac Rodrigues de Andrade (CASO-DF) 27:42

Por equipes
1º CASO (DF) 1 ponto

Caio Bonfim é a atração da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética

Fonte: CBAt
O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO), medalha de bronze nos 20 km no Mundial de Londres 2017 e quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, é a atração da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que será disputada neste domingo (dia 18), em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, no Distrito Federal.

Na cidade em que mora e treina, Caio Bonfim tentará a sétima vitória consecutiva na competição, que será disputada pela primeira vez em Sobradinho como uma homenagem ao campeão brasileiro.

"Bem treinado", segundo o seu pai, também seu técnico João Sena, Caio fará a estreia na temporada, de olho no Sul-Americano de Sucuá, no Equador, e no Campeonato Mundial de Marcha Atlética de Taicang, na China. O brasiliense tem os recordes brasileiros dos 20 km, com 1:19:04 e dos 50 km, com 3:47:02. "Ele está especialmente animado por competir em casa", garantiu Sena.

Nos 35 km femininos, a catarinense Nair da Rosa (AABLU) é uma das atrações, como recordista sul-americana e quinta colocada nos 50 km no Mundial de Londres. "Fiz uma boa preparação em Blumenau e estou animada. O objetivo é garantir vaga na Seleção Brasileira para o Sul-Americano", disse a atleta, nascida a 22 de março de 1980. 

A pedido dos organizadores de Sobradinho, nesta edição da competição, excepcionalmente será realizada a prova de 35 km no masculino e feminino, em substituição aos 50 km. Os atletas marcharão num circuito de 1 km, a ser montado na Avenida do Contorno (Q 10/11), no Parque dos Jequitibás.

É esperada cerca de uma centena de participantes de mais de 25 clubes de todas as regiões do País.

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética faz parte do Programa CAIXA de Competições. A competição é realizada pela CBAt, co-organizada pela Federação de Atletismo do Distrito Federal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Programa Horário

1ª Etapa - Domingo - Manhã
06:30 - 35 km - Adulto - Feminino
06:45 - 35 km - Adulto - Masculino
07:00 - 10 km - Sub-20 - Feminino
07:30 - 3 km - Sub-16 - Feminino
08:30 - 10 km - Sub-20 - Masculino
09:00 - 5 km - Sub-16 - Masculino

2ª Etapa - Domingo - Tarde
14:30 - Cerimônia de Abertura
15:00 - 20 km - Adulto - Feminino
15:30 - 20 km - Adulto - Masculino
15:45 - 10 km - Sub-18 - Masculino
16:00 - 5 km - Sub 18 - Feminino

Valério Fabiano e Francisco Perrout ganham bronze no Sul-Americano de Cross Country

Fonte: CBAt
Valério Fabiano e Francisco Perrout Lima foram os brasileiros mais bem colocados no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputado simultaneamente com o PAN da modalidade, neste sábado (dia 17), em San Salvador, capital de El Salvador, na América Central. No total, 155 atletas participaram do PAN.

Valério Fabiano foi o terceiro entre os atletas da América do Sul, com 31:22, nos 10 km da prova adulta (11º colocado no PAN). Dois peruanos completaram o pódio: Cristian Pacheco, 3º na classificação geral, e primeiro entre os sul-americanos, com 30:08, e Jianpierre Castro, 10º no PAN e segundo no Sul-Americano, com 31:19. O campeão do PAN foi o norte-americano Joseph Gray, com 30:02.

O brasileiro Gilberto Silvestre Lopes, ganhador da medalha de prata nas duas edições anteriores do PAN, não completou a prova em San Salvador. "O Gilberto sentiu muito o calor (que superou os 35 graus) e teve que parar", explicou Jorge Perrout, um dos treinadores da equipe brasileira.

Já Francisco Perrout foi nono colocado no PAN e o terceiro entre os sul-americanos, nos 8 km sub 20 masculino, com 25:43. Dois colombianos levaram o ouro e prata: Jhonathan Pulido, quinto no PAN e primeiro no Sul-Americano, com 25:34, mesmo tempo de Walter Martins, sexto no PAN e vice-campeão sul-americano. O campeão do PAN foi Connor Lane, dos Estados Unidos, com 25:06.

Nos 10 km feminino, o pódio do Campeonato Pan-Americano foi todo da América do Sul: 1ª Carmen Toaquiza, do Equador, com 35:04 2ª Gladys Machacuay, com 35:06, e Luz Mery Rojas, com 35:09, ambas do Peru. As brasileiras Jenifer do Nascimento e Maris Aparecida Ferraz, entre as sul-americanas ficaram, respectivamente, em quinto lugar, com 36:31 (14ª no PAN), e oitavo, com 39:05 (24ª no PAN).

Nos 6 km sub-20 feminino, a brasileira Raquel de Carvalho não concluiu a prova. A canadense Brogan MacDougall foi a vencedora, com 20:36. O pódio sul-americano: 1ª Virginia Huatorogo, do Peru (10º no geral), com 21:57 2ª Angie Coronado, da Colômbia (15º no geral), com 22:49 Lide Menezes, do Peru (16ª no geral), com 23:02.

O Brasil disputou os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, edições de 2018, com recursos do Programa CAIXA de Seleções, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Brasil disputa PAN de Cross Country em San Salvador

Fonte: CBAt
O Brasil disputa neste sábado (dia 17) o 3º Campeonato Pan-Americano de Cross Country, num circuito de 2 km montado no Centro Equestre San Andrés, em San Salvador, capital de El Salvador, na América Central. A Seleção conta com seis atletas - quatro na categoria adulta e dois na Sub-20.

Um dos destaques é o mineiro Gilberto Silvestre Lopes, pentacampeão brasileiro da modalidade. "Ganhei a medalha de prata nas duas primeiras edições do PAN e agora vou lutar novamente pelo ouro", disse Gilberto, referindo-se aos segundos lugares de Barranquilla-2015, na Colômbia, e de Carabelleda-2016, na Venezuela. A competição este ano reunirá 210 atletas de 20 países, segundo números divulgados pelos organizadores.

A delegação brasileira chegou na quinta-feira (15) a El Salvador. Na tarde desta sexta-feira, todos os integrantes da equipe, acompanhados dos técnicos Claudio Castilho e Jorge Perrout, iriam reconhecer o percurso, sob uma temperatura de 35 graus.

A Seleção Brasileira, formada pela CBAt a partir da Copa Brasil Caixa, realizada em Bragança Paulista (SP), terá Gilberto Silvestre Lopes e Valério de Souza Fabiano (10 km - Adulto) e Francisco Perrout Lima (8 km - Sub-20), no masculino. Jenifer do Nascimento Silva e Maria Aparecida Ferraz (10 km - Adulto) e Raquel de Carvalho Xavier (6 km - Sub-20), no feminino.

Programa-Horário*

13:00 - 10 Km - Masculino - Adulto
14:00 - 10 Km - Feminino - Adulto
15:00 - 8 Km - Masculino - Sub-20
15:45 - 6 Km - Feminino - Sub-20
*Horários de Brasília

Mais dois atletas obtêm índices para o Mundial de Birmingham

Fonte: CBAt
Gabriel Oliveira Constantino (Pinheiros) e Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed) foram os grandes destaques do Desafio Brasil Caixa Indoor de Atletismo, disputado na manhã deste sábado (dia 17) na pista coberta do Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul. Os dois atletas garantiram qualificação para o Campeonato Mundial Indoor de Birmingham, a ser disputado de 1º a 4 de março, na Grã-Bretanha.

Gabriel venceu os 60 m com barreiras com o tempo de 7.60, igualando os recordes brasileiro e sul-americano, que pertencem a Marcio Simão de Souza desde 2004. O atleta carioca, de 23 anos, superou o índice de 7.70 exigido pela IAAF. "Em momento nenhum pensei no índice. Queria correr abaixo dos 7.60 e acabei cravando", disse. "Estou feliz por ir ao Mundial, mas quero ir bem em toda a temporada", concluiu.

Vitória Rosa, ao contrário, desde o fim de janeiro corre atrás da marca mínima para Birmingham. "Bati na trave duas vezes e tinha certeza de que o resultado iria sair", comemorou a velocista, ainda na pista, depois de obter os 7.27 (o índice exigido é de 7.30). "Treinei muito e sorte que não estranhei muito as competições indoor", prosseguiu, lembrando que disputa a primeira temporada em pista coberta da carreira. "Foram três torneios e já estou no Mundial", completou.

Nos 60 m masculino, Vitor Hugo dos Santos (Orcampi Unimed) ficou muito perto. Ele não conseguiu a qualificação por apenas 1 centésimo de segundo. O carioca venceu com 6.64 e o índice é de 6.63. "Um centésimo não é nada né? Mas não faz mal. Estou feliz. Estou treinando bastante. Melhorei minha saída do bloco e o objetivo foi usar o indoor como treinamento para a temporada ao ar livre", comentou. "Mais para frente vou para a Europa competir. Minha meta de correr os 100 m abaixo dos 10 s continua em pé", disse.

Já no arremesso do peso, Darlan Romani ratificou mais uma vez o índice para o Mundial ao vencer com 21,68 m, na pista ao ar livre do Centro de Treinamento. O resultado é a segunda melhor marca do mundo no Ranking Mundial da IAAF de 2018, ficando atrás somente dos 21,87 m do neozelandês Tomas Wash.

O prazo para a definição da Seleção Brasileira para o Mundial termina na segunda-feira (19). Até agora, oito brasileiros estão qualificados: Além de Gabriel e Vitória, já garantiram vaga Thiago Braz da Silva (salto com vara), Almir Júnior (salto triplo), Darlan Romani (arremesso do peso), Rosangela Santos (60 m), Letícia Cherpe de Souza (400 m) e Nubia Soares (salto triplo).

Pódios do Desafio Brasil Caixa

Salto com vara feminino
1-Juliana de Menis Campos - 4,21 m
2-Karla Rosa da Silva - 4,21 m
3-Patricia Gabriela dos Santos - 4,01 m

Salto em altura feminino
1-Julia Cristina dos Santos - 1,70 m
2-Betsabé Paez (ARG) - 1,70 m
3-Sarah Suelen Freitas - 1,70 m

Salto em distância feminino
1-Jessica Carolina dos Reis - 6,47 m
2-Tania Ferreira da Silva - 6,12 m
3-Claudine Paola Gimenes - 5,97 m

Arremesso do peso feminino
1-Geisa Arcanjo - 17,13 m
2-Keely Christinne Medeiros - 16,59 m

Salto em distância masculino
1-Paulo Sergio Oliveira - 8,12 m
2-Lucas Marcelino dos Santos - 7,80 m
3-Higor Silva Alves - 7,69 m

Salto com vara masculino
1-Germán Chiaraviglio (ARG) - 5,41 m
2-Vinicius Micael Silva - 5,11 m
3-Bruno Germano Spinelli - 5,01 m

Salto em altura masculino
1-Guilherme Henrique Cobbo - 2,23 m
2-Thiago Julio Moura - 2,20 m
3-Talles Frederico Silva - 2,20 m

Arremesso do peso masculino
1-Darlan Romani - 21,68 m
2-Welington Silva Morais - 18,59 m
3-Henrique Wagner Brandão - 18,24 m

60 m com barreiras masculino
1-Gabriel Constantino - 7.60
2-Jonathas Filipe da Silva Brito - 7.73
3-Eduardo Rodrigues de Deus - 7.78

60 m com barreiras feminino
1-Lais Serinoli Rodrigues - 8.32
2-Adelly Oliveira Santos - 8.47
3-Gabriela de Farias Lima - 8.56

60 m masculino
1-Vitor Hugo dos Santos - 6.64  
2-Alexandre Araujo Nascimento - 6.70  
3-Derick de Souza Silva - 6.71

60 m feminino
1-Vitoria Cristina Rosa - 7.27
2-Andressa Moreira Fidelis - 7.48
3-Mariana da Costa Ferreira - 7.55

Brasileiros tentam índices para o Mundial de Birmingham

Fonte: CBAt
Cerca de 100 atletas confirmaram participação no Desafio Brasil Caixa Indoor de Atletismo, que será disputado neste sábado (dia 17), a partir das 08:55, no Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul, no ABC paulista. A competição é a última oportunidade que os atletas têm no País para tentar os índices exigidos para o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor de Birmingham, previsto para o período de 1º a 4 de março, na Grã-Bretanha.

O prazo para a definição da Seleção Brasileira para o Mundial termina na segunda-feira (19). Até agora, seis brasileiros estão qualificados: Thiago Braz da Silva (salto com vara), Almir Júnior (salto triplo), Darlan Romani (arremesso do peso), Rosangela Santos (60 m), Letícia Cherpe de Souza (400 m) e Nubia Soares (salto triplo).

Dos atletas com índice, Darlan Romani, recordista sul-americano e finalista olímpico, confirmou participação neste sábado. Ele compete para ganhar ritmo, pensando no Mundial. Ele estreou na temporada no início de fevereiro e arremessou 21,06 m, ratificando o índice exigido de 20,80 m.

No peso feminino, Geisa Arcanjo (Pinheiros) busca o índice de 18,20 m. Oitava na Olimpíada do Rio 2016, ela venceu no início do mês o Torneio FPA, com a marca de 17,75 m, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. "Estou animada com os treinamentos e com a mudança de técnica de arremesso feita pelo Justo", comentou, referindo-se ao consultor cubano Justo Navarro.

Outros atletas inscritos na competição: 60 m - Vitor Hugo dos Santos (Orcampi Unimed), Aldemir Gomes Junior (Pinheiros), Derick de Souza Silva (Pinheiros) e Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed) nos 60 m com barreiras - Eder Antonio dos Santos (Orcampi Unimed), Gabriel Constantino (Pinheiros) e Eduardo dos Santos de Deus (Orcampi Unimed) no salto em altura - Talles Frederico Silva (Pinheiros) e Julia Cristina dos Santos (Pinheiros) no salto com vara - Karla Rosa da Silva (Orcampi Unimed) e no arremesso do peso - Geisa Arcanjo (Pinheiros).

O Centro de Treinamento da Vila São José fica na Estrada das Lágrimas, 90, Vila São José, São Caetano do Sul.

O Desafio Brasil Caixa de Atletismo Indoor integra o Programa Caixa de Competições 2018 da CBAt, que realiza a competição, co-organizada pela FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Nova vitória de Almir Junior na Europa



Fonte: CBAt
O brasileiro Almir Junior, da Sogipa, conseguiu outro bom resultado na Europa. Ele venceu nesta terça-feira (dia 13) a prova do salto triplo do Meeting Hauts-de-France Pas de Calais de Atletismo - "Troféu EDF", disputado na Arena de Lievin, na França, com 17,37 m, o melhor resultado da carreira. Com a marca, ele manteve a liderança no Ranking Mundial em Pista Coberta da IAAF e confirma sua condição como um dos favoritos na briga por medalha no Campeonato Mundial Indoor de Birmingham, que será disputado de 1º a 4 de março, na Grã-Bretanha.

Almir, mato-grossense de Matupá, conseguiu três saltos acima de 17 metros, mantendo seu bom desempenho das competições anteriores. No dia 8 passado, em Madri, por exemplo, ele havia vencido com 17,35 m.

Na Arena de Lievin, o cubano Cristian Napoles ficou com a medalha de prata, com 17,02 m, seguido de Hugues Fabrice Zango, de Burundi, com 16,96 m. Outros dois brasileiros participaram do triplo. Mateus Daniel de Sá (Pinheiros) ficou em 7º lugar, com 15,94 m, enquanto Jean Cassimiro Rosa (EC Rezende) terminou em 8º, com 15,64 m.

Rosangela vence - Nos 60 m, a velocista Rosangela Santos (Pinheiros) foi a campeã, com o tempo de 7.20 na final, a melhor marca pessoal do ano. Antes, ela havia vencido a série 2 das semifinais, com 7.23. As jamaicanas Shavine Hodges e Jura Levy ficaram na segunda e na terceira colocações, com 7.29 e 7.30, respectivamente.