CFO do Nordeste recebe Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo

Fonte: CBAt
O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 foi confirmado pela CBAt para os dias 30 de setembro e 1º de outubro no Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste, em Fortaleza, no Ceará. A competição reúne atletas com até 15 anos de idade e é a categoria de entrada em eventos nacionais da modalidade.

Os clubes interessados devem inscrever seus atletas a partir de sábado (dia 26) pelo Sistema Extranet da CBAt. O prazo para garantir participação termina no próximo dia 31. 

Para os clubes filiados ou vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), os custos de passagem e hospedagem serão cobertos pela entidade. Desta forma, na inscrição deverá constar o número do CPF de todos os integrantes da equipe.

Na edição de 2016, realizada na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, a competição reuniu cerca de 700 atletas de cem clubes, representando 16 Estados e o Distrito Federal.

Pelo programa-horário inicial, que pode ser alterado após a confirmação das inscrições, o Campeonato será aberto às 07:30 do dia 30, com a disputa da final masculina dos 5.000 m marcha atlética, e encerrada às 18:20 do dia 1º, com a prova final do revezamento masculino 4 x 75 m.

O Cento de Formação Olímpica do Nordeste fica na Avenida Alberto Craveiro, bem em frente à Arena Castelão. A instalação esportiva foi gentilmente cedida pelo Governo do Estado do Ceará, numa parceria entre a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (SESPORTE), e a CBAt, por meio de sua filiada Federação Cearense de Atletismo.

"A parceria com a SESPORTE é fundamental para a realização deste importante evento para o Ceará e para o Nordeste. Por isso, agradecemos o apoio secretário Euler Barbosa e do secretário adjunto Wilame Alencar", comentou Jerry Welton Barbosa Gadelha, presidente da FCAt.

Ritmo acelerado de obras no CNDA

Fonte: CBAt
O ritmo das obras do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista, continua acelerado. Terminou nesta sexta-feira (dia 18), por exemplo, a concretagem da base dos dois primeiros blocos dos alojamentos. Esta primeira fase, prevista para terminar no final de março, terá capacidade para abrigar 120 atletas.

Foi concluída também nesta sexta à tarde a reforma das salas do prédio da pista indoor, para instalação dos diversos setores ligados ao treinamento, já a partir da próxima semana.

Na última quinta-feira (dia 17) foram recebidos e instalados os postes do sistema de iluminação da pista (falta apenas um que ainda está em fabricação). O próximo passo, segundo o Superintendente Técnico da CBAt e do CNDA, Martinho Nobre dos Santos, é a instalação da tubulação e o cabeamento elétrico subterrâneo.

A reforma da pista ao ar livre já foi totalmente concluída, realizada em parceria com a Playpiso, representante brasileira da Mondo. Em junho, o CNDA já recebeu o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18.

Outra obra em andamento refere-se ao novo poço artesiano para suprir a demanda.

O Centro faz parte também da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo (RNTA), um convênio da CBAt com o Ministério do Esporte.

Entre os segmentos da CBAt, o CNDA é contemplado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo.

Estadão fala das conquistas dos marchadores brasileiros

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (dia 21), o diário "O Estado de S. Paulo" traça um perfil da marcha atlética no País, desde os anos 1990. Fala dos grandes resultados obtidos atualmente por Caio Bonfim e Erica Sena, respectivamente bronze no Mundial de Londres e ouro no Circuito Mundial da IAAF.

O jornal fala, ainda, das conquistas de Marcelo Palma, anos 1980 e 1990, e de Sergio Galdino, que no Mundial de Stuttgart 1993 foi o sexto colocado. Em Londres, no Mundial disputado este mês, Caio foi o terceiro e Erica a quarta colocada.

A reportagem ouviu Caio Bonfim, atleta do CASO, de Brasília, e o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.