Rei Pelé conduz a tocha na abertura dos Jogos Abertos na Vila Belmiro.
SANTOS/SP – Vila Belmiro lotada como em dia de clássico e Pelé em campo, pois o estádio do Santos foi palco da abertura oficial da 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. Mais de doze mil pessoas marcaram presença na solenidade de abertura.

“Foi uma emoção muito grande estar aqui nesta festa de abertura dos Jogos Abertos do Interior. Fiquei feliz por ter sido convidado e a chuva não atrapalhou em nada. Foi um presente de Deus, pois estava na minha cidade, na Vila Belmiro, e com um monte de atletas em volta de mim”, disse Pelé.

A festa de abertura teve início com uma grande queima de fogos seguida por apresentação de bandas de escolas da rede pública de ensino e da Escola de Bailado da Secretaria de Cultura de Santos. O tema do espetáculo de dança foi o meio ambiente. Logo em seguida, aconteceu o desfile das 211 delegações participantes do JAI e das bandeiras.

A mesa-tenista santista Lígia Silva conduziu a bandeira da cidade anfitriã, que foi a última a entrar no gramado da Vila Belmiro. A nadadora Ana Marcela Cunha, campeã mundial de maratona aquática em 2010, comandou o Juramento dos Atletas. Logo depois foi realizado o acendimento da pira olímpica por Pelé. E a solenidade foi encerrada com uma grande queima de fogos.

Esta é a oitava vez que Santos recebe os Jogos Abertos e a cidade detém e hegemonia da maior competição da América Latina, pois tem 25 títulos de campeã. São Caetano, a segunda colocada, venceu 13 vezes e Santo André levantou a taça em 12 oportunidades. Nos 74 anos de existência, o JAI teve apenas 10 cidades Campeãs.