Caio Bonfim concorre ao prêmio de Melhor Atleta do Ano

Fonte: CBAt
O marchador brasiliense Caio de Oliveira Sena Bonfim foi um dos nomes escolhidos para concorrer do título de "Melhor Atleta de 2017", uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Caio Bonfim concorre com a dupla Evandro/André, do vôlei de praia, e Marcelo Melo, do tênis. No feminino, são candidatas Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, Ana Sátila, da canoagem slalom, e Mayra Aguiar, do judô.

O COB anunciou na tarde desta quinta-feira (dia 22) os nomes dos concorrentes. Os atletas acima também foram eleitos os melhores de 2017 em suas respectivas modalidades. Os vencedores do Atleta do Ano serão anunciados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, em de março, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

A escolha dos atletas que concorrem à 19ª edição do Prêmio foi feita por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Caio Bonfim é uma das estrelas do Atletismo nacional e vem de conquistar o heptacampeonato dos 20 km na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, disputada pela primeira vez, este ano, em sua cidade, Brasília. Em 2017 ele deu ao Brasil a medalha de bronze nos 20 km no Campeonato Mundial de Atletismo disputado em Londres, na Grã-Bretanha. Em 2016, na Olimpíada do Rio, foi top 10 nos 20 km (quarto lugar) e nos 50 km (nono lugar).

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, comemorou a escolha de Caio para concorrer ao Prêmio: "Além de atleta extraordinário, um dos grandes nomes do Atletismo, o Caio também é uma boa pessoa. Por tudo, mereceu a indicação. Vamos torcer por sua vitória."

Caio e Erica competem no México



Fonte: CBAt
Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF) e Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP), os principais marchadores brasileiros, disputam neste sábado (dia 24) o Memorial "Jerzy Hausleber", a segunda etapa da IAAF Race Walking Challenge 2018, na cidade de Monterrey, no México.

Caio, medalha de bronze nos 20 Km do Mundial de Londres 2017 e vice-campeão do Challenge 2017, e Erica, quarta colocada na prova feminina da mesma competição e campeã do Challenge do ano passado, estão entre os favoritos do evento, que reunirá 225 atletas de 22 países.

Os brasileiros terão adversários fortes logo no início da temporada. No masculino, estão inscritos o canadense Evan Dunfee, atual campeão de Monterrey, o espanhol Miguel Angel López, ouro no Mundial de Pequim 2015, e o sul-africano Shange Lebogang, quarto colocado em Londres 2017.

No feminino, a grande rival de Erica deverá ser novamente a mexicana Guadalupe González, medalha de prata nos Jogos do Rio 2016 e do Mundial de Londres.

Caio Bonfim mostrou estar em boa forma no último domingo (18) ao vencer pela sétima vez consecutiva a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, disputada em Sobradinho (DF). O marchador brasiliense liderou toda a prova para concluir as 20 voltas no circuito no tempo de 1:25:47.

CBAt convoca Seleção para o Sul-Americano de Marcha Atlética

Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou os atletas que representarão o País no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será realizado nos próximos dias 10 e 11 de março, na cidade de Sucuá, no Equador. Foram chamados 14 marchadores - sete no masculino e sete no feminino.

A convocação leva em conta os critérios fixados pela CBAt, que inclui os resultados no Campeonato Mundial de Londres 2017 e da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, realizada no último domingo (dia 18), na cidade-satélite de Sobradinho, no Distrito Federal.

A grande atração da equipe será a pernambucana Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed), quarta colocada no Mundial de Londres 2017 e campeã do Circuito Mundial de Marcha da IAAF do ano passado. A brasileira mora em Cuenca, no Equador, e já está qualificada para o Mundial de Marcha Atlética, marcado para Taicang, na China, nos dias 5 e 6 de maio.

Dos 14 convocados, Caio Bonfim pediu dispensa da delegação. O ganhador da medalha de bronze nos 20 km em marcha atlética no Mundial de Atletismo de Londres 2017 tem outros compromissos e lamenta não representar o Brasil nesta oportunidade. Mas ele já que está qualificado para o Mundial de Taicang.

Para o lugar Caio, a CBAt convocou Lucas Gomes Mazzo, quarto colocado na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética 2018.

A equipe brasileira disputa o Sul-Americano de Marcha Atlética no Equador, com recursos do Programa CAIXA de Seleções Nacionais da CBAt.

Os Convocados: 

Masculino
Moacir Zimmermann (AABLU-SC) - 20 km - Adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF) - 20 km - Adulto
Lucas Gomes Mazzo (Orcampi Unimed-SP) - 20 km - Adulto
José Alessandro Bagio (AABLU-SC) - 50 km - Adulto
Matheus Gabriel de Liz (AABLU-SC) - 10 km - Sub-20
Murilo Coutinho Ribeiro (PM Colombo-PR) - 10 km - Sub-20
Kauam da Silva Domingues (MEM-SP) - 10 km - Sub-18

Feminino
Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP) - 20 km - Adulto
Viviane Santanna Lyra (FECAM-PR) - 20 km - Adulto
Elianay Santana Pereira (CASO-DF) - 20 km - Adulto
Nair da Rosa (AABLU-SC) - 50 km - Adulto
Laryssa Fernanda Fróis (Curitiba SMELJ-PR) - 10 km - Sub-20
Elica de Oliveira Costa (Orcampi Unimed-SP) - 10 km - Sub-20
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) - 5 km - Sub-18

CBAt convoca a Seleção para o Mundial Indoor

Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou os atletas que representarão o País no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, que será disputado de 1º a 4 de março, em Birmingham, na Grã-Bretanha. Oito atletas conseguiram os índices exigidos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), no período de 1º de janeiro de 2017 a 19 de fevereiro de 2018. Entre os destaques estão o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, e o líder do Ranking da temporada no triplo, Almir Cunha dos Santos.

Dos oito qualificados, uma atleta pediu dispensa por lesão: Leticia Cherpe de Souza (Orcampi Unimed), que treina e mora nos Estados Unidos e tinha índice nos 400 m. A informação foi passada pelo seu técnico no Brasil, Victor Fernandes.

Os últimos integrantes da equipe conseguiram vaga no Desafio Brasil Caixa de Atletismo Indoor, disputado no último sábado (dia 16), na pista coberta do Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul: Gabriel Constantino, que venceu os 60 m com barreiras, com 7,60, igualando o recorde sul-americano da prova, e Vitória Rosa, com 7.27, nos 60 m.

OS CONVOCADOS:

Masculino
Gabriel Constantino (Pinheiros) - 60 m com barreiras
Thiago Braz da Silva (Pinheiros) - salto com vara
Almir Cunha dos Santos (Sogipa) - salto triplo
Darlan Romani - arremesso do peso

Feminino
Rosangela Santos (Pinheiros) - 60 m
Vitoria Cristina Rosa (Orcampi Unimed) - 60 m
Núbia Aparecida Soares - salto triplo

Em toda a história do Mundial Indoor, os atletas brasileiros conquistaram 15 medalhas. Foram quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Mauro Vinicius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, é o maior nome do Brasil no evento. Ele é bicampeão no salto em distância: venceu o Mundial de Istambul 2012, na Turquia, e o de Sopot 2014, na Polônia.

O Brasil disputa o Mundial Indoor 2018 com recursos do Programa CAIXA de Seleções, da CBAt.