Brasileiro Caixa Sub-16 aponta quatro campeões nesta 6ª feira

Fonte: CBAt
Com a disputa de quatro finais, começa nesta sexta-feira (dia 28) o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza (CE). A competição, que recebeu a inscrição de 702 atletas de 116 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal, será aberta às 15:10, com a disputa dos 100 m com barreiras do pentatlo masculino.

Os quatro primeiros campeões brasileiros serão apontados no salto com vara masculino (às 16:15), nos 3.000 m marcha atlética feminina (às 17:40), e nos 1.000 m com obstáculos feminino (às 18:10) e masculino (às 18:35) - estas duas últimas serão final por tempo. A competição termina no domingo (30).

O Campeonato, para competidores de 13 a 15 anos, tem como principal característica o fato de os jovens realizarem diversas provas, já que ainda estão em fase de formação e só definirão no futuro a especialidade a ser seguida. O torneio será realizado pela segunda vez em Fortaleza. Porto Alegre (RS) foi sede três vezes, o mesmo número de São Paulo (SP). Em 2016, as disputa foram em São Bernardo do Campo (SP). 

Para o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, "competições deste nível são fundamentais para os jovens atletas. A cada ano, cresce o número de participantes nos campeonatos da categoria sub-16. É um evento importante para o desenvolvimento e crescimento da base do Atletismo. Os atletas precisam ter a oportunidade de participar de competições de bom nível técnico", afirmou. 

Na edição de 2017, também na pista do CFO, o Centro Olímpico-SP foi o campeão, com 101 pontos na classificação geral. Asempar/Paranavaí-PR ficou em segundo lugar, com 84,5, seguido do Cantão Atletismo-MT, com 79.

A confirmação da participação dos atletas será feita pelos clubes no Congresso Técnico do evento, marcado para as 10 horas desta sexta-feira também no Centro de Formação Olímpica.

O Centro de Formação Olímpica do Nordeste fica na Avenida Alberto Craveiro, 2700, no Castelão.

O 9º Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 é uma realização da CBAt e da Federação Cearense de Atletismo (FCAt), com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Esporte.




Centro Olímpico busca o hexa em Fortaleza

Fonte: CBAt
O Centro Olímpico, de São Paulo, busca o sexto título do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16, que será disputado de sexta-feira (dia 28) a domingo (30), no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza (CE). A equipe terá 20 representantes na competição - sete no masculino e 13 no feminino.

"Estamos indo com uma equipe jovem, investindo no Sub-14, e o objetivo é tentar a melhor colocação possível", disse o coordenador técnico do Centro Olímpico, Victor Fernandes. "No ano passado ganhamos o quinto título em oito edições, mas tivemos apenas 12 atletas e fizemos apenas a nossa parte. Este ano será certamente mais difícil", completou.

Dos 20 inscritos, o treinador destaca Carlos Eduardo Cardoso Del Picolo, que deve disputar o pentatlo, o revezamento 4x75 m e o salto em altura, no masculino, e Aylana Ferreira Cezar, nos 1.000 m com obstáculos e nos 1.000 m, no feminino.

A 9ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 reunirá perto de 700 atletas de 115 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal. A confirmação da participação dos atletas será feita no Congresso Técnico do evento, marcado para as 10 horas de sexta-feira também no Centro de Formação Olímpica.


A um ano do Mundial, estádio Doha 2019 já está pronto

Fonte: CBAt
A exatamente um ano do início do Campeonato Mundial de Atletismo, que será disputado em Doha, no Catar, o comitê organizador do evento apresentou nesta quinta-feira (dia 27) o Estádio Internacional Khalifa, sede do maior evento esportivo da história do Oriente Médio.

O estádio está pronto, com uma pista sintética cor-de-rosa e sistema de refrigeração sustentável de última geração. Os organizadores revelaram opções de ingressos que permitirão aos fãs do esporte assistam às provas de novas maneiras.

O evento foi fechado para convidados da IAAF, meios de comunicação internacional, chefes das principais equipes da modalidade do mundo, além de destaques do esporte do Catar, como Abderrahman Samba, campeão asiático dos 400 m com barreiras e líder do ranking mundial de 2018, com 46.98.

Foi aberta a contagem regressiva de um ano e os participantes puderam desfrutar temperaturas entre 24-26 graus Celsius. O ar condicionado do estádio, que também será sede de partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2022, é certificado pelo Sistema Global de Avaliação da Sustentabilidade (GSAS). Em abril de 2019, o estádio receberá o Campeonato Asiático de Atletismo.

O acesso é um foco chave para todos os envolvidos, especialmente os fãs que viajam para o Catar com voos diretos de mais de 110 destinos. Uma vez no país, o estádio está localizado a apenas 15 minutos do centro de Doha, em West Bay, e fica no centro esportivo Aspire Zone, já muito conhecido. Em dezembro passado, por exemplo, o campeão olímpico Thiago Braz fez Camping de Treinamento no ginásio coberto para o Mundial de Indoor de Birmingham, disputado em março.

O programa de venda de ingressos também foi revelado e oferecerá aos fãs uma série de opções que permitirão acompanhar as provas desde Majlis, tradicionais acolchoados árabes, ou escolher assentos na linha de chegada. Os ingressos começam com preços de 14 Euros. Serão oferecidos descontos para famílias e grupos.

O presidente da IAAF, Sebastian Coe, lembrou que o Catar tem sido sede de eventos oficiais de Atletismo por mais de 20 anos. "É um relacionamento antigo e o comitê organizador é um parceiro confiável, que está comprometido em entregar um Campeonato Mundial de Atletismo de alto nível", comentou. "Com tudo pronto, agora temos tempo para testes das instalações, sistemas e serviços", continuou. "O fato de ser o nosso primeiro Mundial no Oriente Médio é extremamente excitante. Significa que podemos e devemos fazer coisas de forma diferente", concluiu.

O desafio será a adaptação às provas de rua. A maratona, por exemplo, será disputada à meia-noite de Doha. As provas de marcha atlética estão previstas para começar às 23:30 locais. 

"O Brasil, como sempre, estará representado e vamos trabalhar para formar uma boa equipe", afirma o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

Há 30 anos, Joaquim Cruz subia ao pódio na Olimpíada de Seul



Fonte: CBAt
Há 30 anos, em 26 de setembro de 1988, o brasiliense Joaquim Carvalho Cruz confirmou que era um dos principais meio-fundistas do mundo. Prova disso é que conquistou a medalha de prata nos 800 m com a marca de 1:43.90, na Olimpíada de Seul, na Coreia do Sul.

A 50 metros da linha de chegada, o brasileiro estava em primeiro lugar, com chances de conquistar o bicampeonato nos Jogos. Aí, porém, foi ultrapassado pela revelação queniana Paul Ereng, que arrebatou o ouro.

Mesmo assim, Joaquim, que morava nos Estados Unidos havia cinco anos, manteve o recorde olímpico com 1:43.00, que obtivera quatro anos antes, nos Jogos de Los Angeles em 1984, por 12 anos. Na prova disputada no Coliseu de Los Angeles Joaquim havia superado o britânico Sebastian Coe (atual presidente da IAAF), à época recordista mundial com 1:41.73.

Antes de 1990, apenas sete atletas haviam corrido 14 vezes os 800 m em 1:43:00 ou menos. Joaquim foi o autor de sete dessas proezas, chegando a quatro centésimos do recorde de Coe, ao marcar 1:41.77 em Colônia, na Alemanha, em 1984.

Joaquim ainda ganhou a medalha de bronze na primeira edição do Campeonato Mundial de Atletismo, disputada em Helsinque, na Finlândia, em 1983. Nos Jogos Pan-Americanos, foi campeão dos 1.500 m em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, e em Mar del Plata, na Argentina, em 1995.

Além da prata de Joaquim em Seul 1988, o Brasil obteve outras três medalhas em Olimpíadas disputadas no mês de setembro, embora em datas não redondas: Nelson Prudêncio, prata no salto triplo em Munique 1972, no dia 4 Robson Caetano da Silva, bronze nos 200 m em Seul 1988, no dia 28 e o 4x100 m masculino, prata em Sydney 2000, no dia 30 (com Claudinei Quirino, André Domingos, Edson Luciano e Vicente Lenilson - Claudio Roberto competiu na semifinal).

Equipe do Brasil segue para o Sul-Americano Sub-23 de Cuenca

Fonte: CBAt
A Seleção Brasileira de Atletismo viaja na madrugada desta quinta-feira (dia 27) para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-23, que será realizado em Cuenca, no Equador, no sábado (29) e domingo (30). O Brasil terá uma equipe com 32 atletas - 18 no masculino e 14 no feminino.

A delegação embarca em três voos - todos com saída prevista no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O primeiro grupo segue às 01:10 pela Avianca 4532, via Bogotá, na Colômbia. O segundo vai pela CM 702 da Copa, com saída às 03 horas, via Cidade do Panamá. E o último viaja pela Avianca 916, às 05:55, por Lima, no Peru.

Pediram dispensa, Paulo André de Oliveira (Pinheiros-SP), dos 110 m, e Rayane Amaral Santos (Orcampi Unimed-SP), dos 100 m com barreiras. Eles informaram que estão lesionados.

O Brasil segue com um grupo competitivo. Um exemplo é Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed), que ganhou três medalhas de ouro no Troféu Brasil e foi campeã também dos 100 e dos 200 m do Campeonato Ibero-Americano de Trujillo, no Peru.

O treinador-chefe da equipe é Evandro Lazari (SP). Foram convocados ainda os treinadores Felipe de Siqueira da Silva (SP), Carlos José Camilo de Oliveira (ES), João Carlos dos Santos (SC), Cezar Rogério Coradassi (RJ), Jorge Marcos Rodgerio Carlos (SP) e Marcelo Augusto Ribeiro (PR).

O médico André Luís Lugnani de Andrade, o fisioterapeuta Marcos Augusto Vitullo e o massaterapeura Paulo Roberto Oliveira acompanham a delegação.


Masculino

Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP) - 100 m - 200 m
Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed-SP) - 400 m
Matheus Américo Pessoa (IJC-DF) - 800 m
Rafael Henrique Pereira (Clã Delfos-MG) - 110 m c/ barreiras
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros-SP) - 400 m c/ barreiras
Mikael Antonio de Jesus (FECAM-PR) - 400 m c/ barreiras
Jorge Luis Bernardes da Graça (ACA-SC) - salto em altura
Claudio Costa da Silva (AFEPOL-ES) - salto em altura
Bruno Spinelli (Orcampi Unimed-SP) - salto com vara
Samory Uiki Fraga (Sogipa-RS) - salto em distância
Ulisses Mateus Costa (FAE-SP) - salto triplo
Welington Morais (Pinheiros-SP) - arremesso do peso
Saymon Hoffmann (Sogipa-RS) - arremesso do peso
Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA São Bernardo-SP) - lançamento do disco
Cleverson Oliveira (Orcampi Unimed-SP) - lançamento do disco
Pedro Henrique Rodrigues (Endurance Sports-AM - lançamento do dardo
Pedro Luiz Barros (Orcampi Unimed-SP) - lançamento do dardo
Luiz Henrique Dantas Santos (AA Maringá-PR) - decatlo

Feminino

Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed-SP) - 100 m/200 m
Tiffani Beatriz Marinho (Orcampi Unimed-SP) - 400 m
Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) - 100 m c/ barreiras
Marlene Ewellyn dos Santos (EMFCA-RJ) - 400 m c/ barreiras
Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ) - 400 m c/ barreiras
Juliana de Menis Campos (Orcampi Unimed-SP) - salto com vara
Isabel Demarco Quadros (Orcampi Unimed-SP) - salto com vara
Leticia Oro Melo (Corville-SC) - salto em distância
Mirieli Estaili Santos (ASA Sorriso-MT) - salto triplo
Amanda Mera Scherer (AABLU-SC) - arremesso do peso
Ana Caroline Miguel da Silva (APCEF-MG) - arremesso do peso
Valquíria Meurer (IEMA São Bernardo-SP) - lançamento do disco
Ana Lays Bayer (Corville-SC) - lançamento do martelo
Jenifer Nicole Vieira Norberto (Pinheiros-SP) - heptatlo