Promessa do dardo compete no Brasileiro Caixa Sub-23 em Porto Alegre

Fonte: CBAt
O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo, que será disputado no próximo sábado (dia 28) e domingo (29), no Estádio José Carlos Daudt, em Porto Alegre, reunirá várias promessas do esporte, a partir dos 16 anos. Entre as atrações do evento está o amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues, de apenas 18 anos, que tentará confirmar seu favoritismo no lançamento do dardo, prova prevista para as 09:15 de domingo.

Pedro Henrique conquistou este ano a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Georgetown, na Guiana, em junho, e depois foi campeão de sua prova no Campeonato Pan-Americano da categoria em Trujillo, no Peru, em julho. Ele venceu a competição com a marca de 74,58 m, que o deixou em segundo lugar no Ranking Brasileiro Adulto e na liderança dos Rankings Sub-20 e Sub-23. No Ranking Mundial Sub-20, está em 10º lugar.

Com a sequência de bons resultados - foi medalha de prata no Troféu Brasil Caixa de Atletismo -, Pedro Henrique segue a trajetória de outros amazonenses de sucesso na prova, como Alexon dos Santos Maximiano, medalha de bronze no PAN do Rio 2007, ou Jander Cardoso Nunes.

Treinado por Margareth Bahia Marques, o atleta nascido em Manaus defende o ELJINN-AM. "O Pedro está muito bem. Acho que pode conseguir um bom resultado, iniciando sua preparação para o Mundial Sub-20 de 2018", comentou Margareth Marques.

O Congresso Técnico da competição será nesta sexta-feira (27), a partir das 15 horas, no Anfiteatro da Sogipa, na sede social do clube, que fica na Rua Barão de Cotegipe, 400.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 é uma realização da CBAt e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio da Sogipa.

Sogipa tem equipe forte no Brasileiro Caixa Sub-23

Fonte: CBAt
Saymon Hoffman e Gabriela Varisco são alguns dos destaques da Sogipa no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo, que será disputado nos próximos dias 28 e 29 no Estádio José Carlos Daudt, em Porto Alegre. A competição reunirá cerca de 500 atletas, representando 76 clubes de 16 Estados e do Distrito Federal.

Com apenas 18 anos, Saymon disputará o arremesso de peso e o lançamento do disco. Ele foi campeão sul-americano e brasileiro sub-20 e busca confirmar sua condição de destaque entre os mais experientes. "Minha preparação vem sendo boa. Estou muito forte para essa competição", diz o atleta. 

Este será o primeiro evento desse porte que Saymon competirá na sua casa, a Sogipa. "Competir perto da família não tem preço. Também é legal poder mostrar para os outros clubes um pouco da ótima estrutura da Sogipa", finaliza.

Já Gabriela Varisco, que compete nos 400 m, 4x400 m e nos 800 m, focou todo seu segundo semestre nesta competição. "Minha preparação vem sendo intensa e espero melhorar minha marca pessoal", conta. O ano de Gabriela, que tem 17 anos, também vem sendo um dos melhores de sua trajetória. Foram dois títulos de campeã brasileira sub-18 (800 m e 1.500 m) e duas medalhas de ouro no Mundial Escolar (800 m e 1.500 m). "Sempre almejei grandes títulos no Atletismo", admite.

Além de Saymon e Gabriela, a Sogipa será representada por 46 atletas. Outros destaques da equipe são Pyetra Barcelos (salto em altura), Julia Zardo (1.500 m e 5.000 m), Pietra Ornelas da Silva (800 e 1.500 m), Enir Borges Neto (salto com vara), Tânia Milena (lançamento de martelo), Gabriela Bender (1.500 m e 5.000 m) e Maicon Kaiser Bitencourt (salto em distância e salto com vara). 

Thaís Lindemayer (salto com vara) e Samory Uiki (salto em distância), apesar de inscritos, não vão competir, pois estão treinando e estudando nos Estados Unidos.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 é uma realização da CBAt e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio da Sogipa.

UNIP-SP vence o torneio de Atletismo dos JUBs

Fonte: CBAt
A UNIP, de São Paulo, venceu os torneios masculino e feminino de Atletismo dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). A competição foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitários (CBDU) e contou com a organização técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Goiana de Atletismo (FGAt).

O torneio foi disputado de sexta-feira (dia 20) a domingo (22), com 43 instituições marcando pontos entre os homens e 30 entre as mulheres. A UNIP somou 158 no masculino, seguida da UNINASSAU-PE, com 134, e da UFLA-MG, com 84. No feminino, a UNIP totalizou 190, contra 125 da UFLA e 107 da UNINASSAU.

Seis atletas venceram suas provas com recorde do campeonato. Nos 400 m, Kaio Vinicius Lira Bastos (IFSP-SP) venceu com 46.37. Outras duas marcas aconteceram nos 800 m, com Gisele Aparecida da Silva (UNIP), com 2:08.00, e Matheus Américo Pessoa (UNIPLAN-DF), com 1:48.65.

Nas provas de campo, William Braido (UNIP) ganhou o arremesso do peso, com 18,15 m Mariana Grasielly Marcelino (UNI SANTANNA-SP) ganhou o lançamento do martelo, com 59,52 m, enquanto Eloah Caetano Scramin (UNIP) ficou em primeiro no lançamento do dardo, com 55,64 m.

A CBAt e a CBDU assinaram em agosto passado termos de parceria. Para 2018 estão previstos dois grandes eventos universitários e que constarão do calendário de ambas entidades: Campeonato Pan-Americano Universitário, de 15 a 30 de julho, São Paulo (SP), e a próxima edição do JUBs, que será em Maringá (PR), de 30 de outubro a 10 de novembro.