Fabiana Murer eleita a melhor atleta do Brasil no feminino

A paulista Fabiana Murer, campeã mundial indoor do salto com vara, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico, eleita a melhor atleta do País no feminino. A entrega do prêmio aconteceu na festa promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no auditório do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Esteve presente o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi homenageado pelo apoio ao esporte.

Eleita a melhor do atletismo brasileiro de 2010, Fabiana concorreu com Ana Marcela (maratona aquática) e a dupla Juliana/Larissa (vôlei de praia). Fabiana também foi escolhida uma das 10 melhores do atletismo feminino mundial em 2010 pela IAAF.
"Estou muito contente com esse prêmio, porque estava concorrendo contra adversárias de alto nível, que certamente fizeram tanto sacrifícios como eu para chegar a esta posição", comentou a atleta de 29 anos. Fabiana ainda agradeceu ao técnico Élson Miranda, o seu clube BM&FBovespa, os patrocinadores Nike e Pão de Açúcar, além da Confederação Brasileira de Atletismo e a Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial do atletismo brasileiro. "Sem os campings de treinamento que a CBAt promove, seria muito difícil crescer na carreira."

O Presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, comemorou a eleição da Fabiana e os prêmios ganhos pelos demais nomes do atletismo: "Todos os premiados mereceram, mas mando meu abraço especial à Fabiana e aos demais treinadores e atletas que elevaram, mais uma vez, o atletismo em nosso País", afirmou o dirigente.

O atletismo, aliás, foi o esporte mais homenageado na festa do "Oscar Esportivo Brasileiro". Elson Miranda, que orienta Fabiana desde o início da carreira, foi eleito o Melhor Técnico Individual. Entre os jovens atletas, Caio Cezar Fernandes dos Santos e Thiago Braz, ganharam troféus.

Caio Cezar ganhou duas medalhas de ouro na 1ª Olimpíada da Juventude, realizada em agosto, em Cingapura. Ele venceu a prova do salto em distância e o revezamento medley pela equipe das Américas. Ele treina com Nélio Moura. Thiago Braz ganhou a medalha de prata na mesma competição ao terminar em segundo lugar na prova de salto com vara. Ele é treinado por Élson Miranda, o mesmo de Fabiana Murer.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva, criado em homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo na década de 1950, foi entregue a Eder Jofre, que deu ao Brasil os títulos mundiais de boxe nas categorias galo e pena. Ele recebeu o Troféu das mãos do ex-presidente da FIFA, João Havelange. Aplaudido de pé, Eder agradeceu a lembrança: "Vocês não sabem o que significa para mim ganhar este Troféu", afirmou o antigo pugilista, sem esconder a emoção.