Mikael de Jesus, uma das atrações do Brasileiro Caixa Sub-23

Fonte: CBAt
O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo, que será disputado nos dias 28 e 29 deste mês, em Porto Alegre, reunirá vários destaques da categoria no Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa, na capital do Rio Grande do Sul. Entre os inscritos estão vários líderes do Ranking Brasileiro no masculino e no feminino, prontos para a luta por medalhas na competição, que reunirá cerca de 500 atletas, representando 76 clubes de 16 Estados e do Distrito Federal.

Entre as atrações está o paranaense Mikael Antonio de Jesus (FECAM-PR), líder dos 400 m com barreiras, com 50.12, marca obtida em São Bernardo do Campo (SP), em 12 de março. Na Arena Caixa, na mesma cidade, o atleta ganhou a medalha de bronze no Troféu Brasil Caixa de Atletismo no dia 11 de junho, com 50.41.

No ano passado, o atleta nascido a 19 de agosto de 1997, na cidade de Primeiro de Maio, terminou em quarto lugar no Ranking Mundial Sub-20 da IAAF nos 400 m com barreiras, com 49.62, marca obtida com a conquista da medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano Caixa, evento-teste para os Jogos Rio 2016, disputado em maio, no Estádio Olímpico do Engenhão. A marca é recorde sul-americano sub-20.

Mikael ficou muito perto do pódio na final do Campeonato Mundial Sub-20 de Bydgoszcz, na Polônia, em julho de 2016. Ele cruzou a linha de chegada em quarto lugar, com 50.06. Antes, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, Mikael também terminou em quarto lugar, com 51.30. Na semifinal, quando correu a prova em 51.12 estabeleceu o recorde sul-americano sub-18, válido até hoje. 

"Depois do período de descanso, ele estava fazendo treinos mais longos, de base. A partir de agora, vai soltar um pouco para chegar mais rápido a Porto Alegre", comentou o técnico Paulo Cesar da Costa, da FECAM, que levará 16 atletas para o Brasileiro. "Teremos uma equipe competitiva", concluiu.

O último torneio nacional Sub-23 foi realizado em 2014, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, ainda quando era interseleções, com vitória de São Paulo, com a conquista de 71 medalhas, sendo 21 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze.

Rio de janeiro ficou na segunda colocação no quadro, com 20 medalhas (nove ouros, seis pratas e cinco bronzes), seguido do Distrito Federal, com seis (três ouros, uma prata e dois bronzes).

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 é uma realização da CBAt e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio da Sogipa.

Assembleia do COB indica Toninho Fernandes para comissão que analisará estatutos

Fonte: CBAt
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, é um dos membros da Comissão encarregada de analisar os estatutos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e propor sua atualização. O convite a Toninho Fernandes foi feito pela Assembleia Geral do COB, realizada na semana passada, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Além do presidente da CBAt, fazem parte da Comissão Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela, Ricardo Machado, presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, e o ex-judoca Tiago Camilo, presidente da Comissão de Atletas do COB.

"A Comissão fará sua primeira reunião na quarta-feira (dia 18) no Rio, na sede do COB", disse Toninho Fernandes. "Aí serão definidos os pontos básicos a serem estudados", completou o dirigente.

Florianópolis recebe Curso para Treinadores

Fonte: CBAt
A cidade de Florianópolis recebe desde quinta-feira (dia 12) o Curso para Treinadores Nível I - IAAF, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e realizado pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As atividades, que prosseguem até quinta-feira (19), reúnem 29 participantes e três ouvintes.

O ministrante é o professor Ricardo de Souza Barros, experiente treinador de Atletismo, ligado ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, um dos clubes mais vencedores das categorias de base do País.

A iniciativa de Florianópolis faz parte do Programa CAIXA de Cursos Técnicos e Clínicas de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo, que tem a Caixa Econômica Federal, como sua patrocinadora máster.

Piauí conquista o Troféu Norte-Nordeste Caixa Sub-18

Fonte: CBAt
A seleção do Piauí garantiu o título do Troféu Norte-Nordeste Caixa Sub-18 de Atletismo, encerrado neste domingo (dia 15), no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. A equipe conquistou 33 medalhas nos dois dias de competições, obtendo 14 de ouro, 10 de prata e nove de bronze, superando Pernambuco pelo critério de medalhas de ouro, que ficou em segundo lugar.

Multicampeã do evento, a seleção pernambucana terminou com 35 medalhas, mas com 13 de ouro, 13 de prata e nove de bronze, seguida da Bahia, com nove conquistas (três ouros, duas pratas e quatro bronzes).

A comissão eleitora escolhida no Congresso Técnico do evento elegeu os piauienses Luís Fábio da Cruz Rodrigues e Letícia Maria Nonato Lima, como os destaques individuais da competição. Luiz quebrou os recordes do torneio do arremesso do peso e do lançamento do disco, enquanto Letícia venceu os 200 e os 400 m.

No disco, Luís Fabio venceu neste domingo com 53,77 m, superando o recorde anterior de 50,60 m de Josiel Eugênio Félix de Souza, de 2014. Ele já havia vencido o arremesso peso.

No salto em altura, Antônio Magno Teixeira (CE) ganhou com 1,98 m, superando a melhor marca anterior, que era de John Leno Félix, com 1,92 m, desde 2008.

Henrique Pereira Silva (PE) obteve no decatlo outro resultado importante ao somar 6.037 pontos e ao superar o recorde anterior do torneio de Anderson Luiz Souza da Silva, também de Pernambuco, que era de 5.933 pontos.